PROJETO E SIMULAÇÃO ACÚSTICA DE AMBIENTES PARA ESCUTA MUSICAL
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Universidade de São Paulo
(USP)
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sexta-feira, 26 de outubro de 2012
ACÙSTICA MUSICAL - FERNANDO IAZZETTA
Professor na
área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Artes da USP
e coordenador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI).
Graduou-se em
percussão pelo Instituto de Artes da UNESP e realizou seu doutorado em
Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "Sons de Silício: Corpos e
Máquinas Fazendo Música". Foi pesquisador associado e professor no Programa de
Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP de 1997 a 2002.
Durante esse período coordenou o Centro de Linguagem Musical (CLM) juntamente
com o compositor Silvio Ferraz.
Tem
desenvolvido ampla atividade artística como compositor e músico eletroacústico.
Suas composições para diferentes formações camerísticas e meios eletrônicos
foram apresentadas em diversos teatros e festivais de música no Brasil
(Festivais Música Nova, Bienais de Música Brasileira Contemporânea, Encontro de
Compositores Latino-Americanos, Encontro Internacional de Música Eletroacústica,
FILE - Festival Internacional de Arte Eletrônica, Mostra Sesc de Artes, Dança
Brasil, Mostra de Artes do Fórum Cultural Mundial, LiveCinema, Emoção
Art.ficial, entre outros), e exterior (Festival International de Musiques et
Créations Electroacoustiques, Burges; Festival Acousmatique International,
Bruxelas; Festival des zeitgenössischen brasilianischen Tanzes, Berlin; Visiones
Sonoras, México, entre outros), além de gravadas em CD. Nos últimos anos tem
desenvolvido tecnologias e programas para performance em tempo real e realizado
trilhas para espetáculos multimídia e vídeos.
Como
pesquisador dedica-se particularmente ao estudo e utilização de novas
tecnologias musicais. Entre 1994 e 1995 fez estágio como pesquisador associado
no Center for New Music and Audio Technologies (CNMAT) da Universidade da
California em Berkeley desenvolvendo pesquisa sobre sistemas musicais
interativos. Em 2003 realizou estágio como pesquisador visitante no Electronic
Music Studio da McGill University em Moltreal, Canadá (Bolsa Fapesp) e em 2006
no Ircam, em Paris (Bolsa Fapesp). Em 2008 foi compositor-residente no
VICC-Visby International Centre for Composers, na Suécia. É autor dos livros
"Música: Processo e Dinâmica" (AnnaBlume, 1993) e "Música e Mediação
Tecnológica" (Perspectiva, 2009) além de diversos outros artigos publicados no
Brasil e exterior. Recentemente lançou uma coletânea com suas obras
eletroacústicas no CD "Música Eletroacústica Brasileira", pelo selo LAMI.
Suas áreas de
interesse são: sonologia, gesto, interação, acústica musical e desenvolvimento
de programas e composições em ambientes de performance
interativa.
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