sexta-feira, 30 de março de 2012

TAIKÔ

O taikô é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.
Registros comprovam que o taikô está presente na cultura japonesa a quase 1500 anos, é utilizado em festividades xintoístas, mas eventos budistas também utilizam o taikô.
O tipo de taikô mais utilizado no Brasil é o Chodôdaiko, são taikos feitos de troncos de madeira cavados, medem cerca de 45 a 60cm de diâmetro, mas podem chegar a 1,50m. Um grande chodôdaiko pode valer tanto quanto um Rolls Royce, e um pequeno no preço de um carro popular, isso devido a escassez de madeira nobre, necessária para fazer o instrumento.Porisso hoje é utilizado uma resina de uretano, com custo reduzido para fazer o corpo do taikô.
O maior taikô é o Okedaiko, pode chegar a três metros de diâmetro e pesar mais de uma tonelada, podendo ser executado por dez pessoas utilizando baquetas.



Apresentação Taikô - Virada Cultural Curitiba - 05/11/2011

Nessas voltas que o mundo dá, ontem reencontrei por acaso aqui na cidade de Curitiba, os pais do  primeiro aluno do Centro Musical Amadeus. Para quem vem acompanhando o blog, sabe do que estou falando.... e o mais interessante é que o Danilo Shodji é o líder do Taikô Curitibano, teria sido mera coincidência essa foto de 15 anos atrás??

Nenhum comentário:

Postar um comentário