Teoria Musical - Acordes e Cifras
A música é, sem dúvida, uma das mais interessantes e criativas
manifestações do espírito humano. Apesar das diferenças entre uma filarmônica e
um show de rock, ambos tem a mesma base: a escala musical. Além da beleza das
músicas que pode produzir, a seqüência dó, ré, mí,
fá, sol, lá, sí, dó guarda dentro de si as
relações matemáticas, associadas ao som correspondente a cada nota musical.
O som é produzido por objetos em vibração como, por exemplo as hastes de um
diapasão, o diafragma de um alto-falante ou ainda uma corda esticada e depois
dedilhada. Ela vibra e produz um som. Mas nem sempre o que nós ouvimos pode ser
considerado um som, ele pode ser assim dividido:
- Som é o resultado de uma freqüência constante, ou seja, uma vibração
regular.
- Ruído é o resultado de uma freqüência não constante, ou seja,
irregular.
A percepção que nossos ouvidos têm desse som depende do número de vibrações
por segundo. Para melhor demonstrar isso, tomaremos um violão! A nota é
diferenciada pelo número de vibrações da corda. A esse número de vibrações damos
o nome de freqüência ou tom. A escala musical correspondente, na realidade, a um
conjunto de freqüências que identificam as diversas notas musicais. Concluindo,
todo e qualquer barulho é uma nota, e sua classificação dependerá do número de
vibrações.
Vamos considerar, como ponto de partida, a nota produzida por uma corda que
vibre 256 vezes por segundo e chamá-la de dó. A experiência mostra que se
cortarmos a corda ao meio ela passará a vibrar duas vezes mais depressa e a nota
produzida também será um dó, porém com a freqüência de 512 vibrações por
segundo, ou seja uma oitava mais alta. O intervalo entre dois dós consecutivos
contém as outras notas musicais. A esse conjunto de notas de dó a dó chama-se
escala musical. Assim, é fácil perceber que temos várias escalas musicais que se
diferenciam por tons mais graves e agudos.
Sabe-se que o ouvido humano é sensível a sons emitidos com a freqüência entre
16 e 20.000 vibrações por segundo. A tabela abaixo mostra o número de
freqüências de notas musicais audíveis nesse intervalo. É interessante notar
que:
- Cada linha da tabela corresponde a uma escala musical. Observe que uma nota
qualquer de uma escala repete-se oito notas adiante, por esse motivo uma nota de
uma determinada escala é chamada oitava da mesma nota na escala anterior.
- Cada coluna da tabela contém um número de oitavas. Note que as freqüências
das oitavas de uma determinada nota musical formam uma progressão geométrica de
razão 2.
Dó
Ré
Mí
Fá
Sol
Lá
Sí
16
18
20
21,3
24
26,7
30
32
36
40
42,6
48
53,4
60
64
72
80
85,2
96
106,8
120
128
144
160
170,5
192
213,5
240
256
288
320
341
384
427
480
512
576
640
682
768
854
960
1.024
1.152
1.280
1.364
1.536
1.708
1.920
2.048
2.304
2.560
2.728
3.072
3.416
3.840
4.096
4.608
5.120
5.456
6.144
6.832
7.680
8.192
9.216
10.240
10.912
12.288
13.664
15.360
16.384
18.432
Qualidades do som
-
Altura é a qualidade que nos permite classificar os sons em
agudos(altos) e baixo(graves).
-
Graves com a freqüência menor, mais "grossa", como a voz
masculina.
-
Agudos com a freqüência maior, mais "fina", como a voz
feminina.
-
Intensidade é a qualidade que nos permite um som forte de outro mais
fraco, ou que podemos chamar de "volume".
-
Forte de amplitude maior, como o ronco da motocicleta.
-
Fraco de amplitude menor, como zumbido de um
inseto.
-
Timbre é a qualidade que nos permite distinguir os sons de mesma
altura e de mesma intensidade, mas emitidos por fontes distintas.
Música = Arte científica de combinar os sons de modo agradável
ao ouvido, obedecendo aos critérios do ritmo, melodia e
harmonia.
Rítimo = São movimentos em tempos fracos e fortes com
intervalos regulares. O rítimo faz a música andar.
Melodia = Sucessão rítmica, ascendente ou descendente de sons
simples, a intervalos diferentes e que encerram certo sentido musical. A melodia
faz a música ter vida.
Harmonia = São notas diferentes executadas juntas em
conformidade ou em harmonia entre si formando uma cossonância lógica. Sua função
é dar vida a música.
Em síntese, a música é feita pela execução de acordes diferentes, mas que
tenham coerência entre elas.
Os Acordes
Antes de tudo, quero deixar uma coisa bem definida: Nota é diferente
de Acorde pois:
Nota = É a menor divisão de um acorde, ou seja qualquer barulho é uma
nota.
As notas, por sua vez, estão contidas dentro de uma série de oito notas
musicais mais conhecida como "escala cromática" com intervalos de tom e semitons
entre uma nota e outra, começando e terminando com a mesma nota, Ex.: Dó, Ré,
Mí, Fá, Sol, Lá, Sí,Dó.
Acorde = É a união de várias notas, em harmonia, formando assim um
único som.
Os acordes podem ser classificados em:
- Maiores = São as notas puras, sem nenhuma distorção ou mistura com outras
notas, ex.: C, D, E, F, G...
- Menores = É a união de três tons e um semitom.
- Sustenido = Faz com que a nota seja enviada seja elevada meio tom. C#m, G#,
F#m, etc...
- Bemol = Faz com que a nota seja abaixada meio tom, ex.: Bb,
Ab, etc...
- Dissonantes = É uma nota que causa uma dissonância e produz uma distorção e
não condiz com o real absoluto, deixando o iniciante confuso e ao iniciante
fascinado! ex.: A4, B5+, etc...
- Consonantes = São notas que se misturam à outras, ex.: C/G, G/F, etc....
- Tom = É a distância entre dois tons, ex.: C-D,F-G, etc...
- Semitom = É a menor distância entre dois tons, ex.:C-C#, D-D#, etc...
Para que todo o mundo falasse a mesma linguagem na música, foi desenvolvido
um sistema, que consiste em representar as notas e os acordes pelas letras do
nosso alfabeto, em qualquer parte do mundo a representação será a mesma. O
gráfico mostra o acorde(acima) e a nomenclatura(abaixo).
Teoria Musical - Acordes e Cifras
A música é, sem dúvida, uma das mais interessantes e criativas manifestações do espírito humano. Apesar das diferenças entre uma filarmônica e um show de rock, ambos tem a mesma base: a escala musical. Além da beleza das músicas que pode produzir, a seqüência dó, ré, mí, fá, sol, lá, sí, dó guarda dentro de si as relações matemáticas, associadas ao som correspondente a cada nota musical.
O som é produzido por objetos em vibração como, por exemplo as hastes de um diapasão, o diafragma de um alto-falante ou ainda uma corda esticada e depois dedilhada. Ela vibra e produz um som. Mas nem sempre o que nós ouvimos pode ser considerado um som, ele pode ser assim dividido:
- Som é o resultado de uma freqüência constante, ou seja, uma vibração regular.
- Ruído é o resultado de uma freqüência não constante, ou seja, irregular.
Vamos considerar, como ponto de partida, a nota produzida por uma corda que vibre 256 vezes por segundo e chamá-la de dó. A experiência mostra que se cortarmos a corda ao meio ela passará a vibrar duas vezes mais depressa e a nota produzida também será um dó, porém com a freqüência de 512 vibrações por segundo, ou seja uma oitava mais alta. O intervalo entre dois dós consecutivos contém as outras notas musicais. A esse conjunto de notas de dó a dó chama-se escala musical. Assim, é fácil perceber que temos várias escalas musicais que se diferenciam por tons mais graves e agudos.
Sabe-se que o ouvido humano é sensível a sons emitidos com a freqüência entre 16 e 20.000 vibrações por segundo. A tabela abaixo mostra o número de freqüências de notas musicais audíveis nesse intervalo. É interessante notar que:
- Cada linha da tabela corresponde a uma escala musical. Observe que uma nota qualquer de uma escala repete-se oito notas adiante, por esse motivo uma nota de uma determinada escala é chamada oitava da mesma nota na escala anterior.
- Cada coluna da tabela contém um número de oitavas. Note que as freqüências das oitavas de uma determinada nota musical formam uma progressão geométrica de razão 2.
Dó | Ré | Mí | Fá | Sol | Lá | Sí |
16 | 18 | 20 | 21,3 | 24 | 26,7 | 30 |
32 | 36 | 40 | 42,6 | 48 | 53,4 | 60 |
64 | 72 | 80 | 85,2 | 96 | 106,8 | 120 |
128 | 144 | 160 | 170,5 | 192 | 213,5 | 240 |
256 | 288 | 320 | 341 | 384 | 427 | 480 |
512 | 576 | 640 | 682 | 768 | 854 | 960 |
1.024 | 1.152 | 1.280 | 1.364 | 1.536 | 1.708 | 1.920 |
2.048 | 2.304 | 2.560 | 2.728 | 3.072 | 3.416 | 3.840 |
4.096 | 4.608 | 5.120 | 5.456 | 6.144 | 6.832 | 7.680 |
8.192 | 9.216 | 10.240 | 10.912 | 12.288 | 13.664 | 15.360 |
16.384 | 18.432 |
-
Graves com a freqüência menor, mais "grossa", como a voz
masculina.
- Agudos com a freqüência maior, mais "fina", como a voz feminina.
-
Forte de amplitude maior, como o ronco da motocicleta.
- Fraco de amplitude menor, como zumbido de um inseto.
Dó | Ré | Mí | Fá | Sol | Lá | Sí |
C | D | E | F | G | A | B |
Os acordes são formadas pela parte melódica e pelo baixo.
- Melodia parte do acorde formada pela união de graus como veremos a seguir.
- Baixo parte do acorde cuja função é de dar "peso" na música.
Notas | C | D | E | F | G | A | B |
Graus | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | 7ª |
Sendo assim, montaremos o acorde de Dó como exemplo. Todo acorde é formado pelos 1a, 3a e 5a graus, ou seja, Dó é formado por C, E e G, e todas os outros acordes são formados da mesma maneira.
Portanto guarde estes números: 3 e 7. Estes números são da 3ª e da 7ª de todo e qualquer acorde. Terça maior para acordes maiores; terça menor para acordes menores, sétima maior para acordes maiores e sétima menor para acordes menores. Veja a seguinte progressão harmônica:
C7M | F7M | Em7 | Am7 | Dm7 | G7 | C7M |
C-E-G-B | F-A-C-E | E-G-B-D | A-C-E-G | D-F-A-C | G-B-D-F | C-E-G-B |
Dissonantes
Dissonantes são acordes com alteração de graus na sua formação, são elas que dão o brilho na música. Os acordes são formados através dos 1o, 3o e 5o graus da escala, e agora veremos que todos os graus presentes entre eles são considerados dissonantes.
Vamos a escala de C(dó).
Notas | C | D | E | F | G | A | B |
Graus | 1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | 7ª |
1ª, 3ª e 5ª formam o C, mas se baixarmos a 5ª em meio tom será um C5-
Consonantes
Consonante é o acorde com alterações no seu baixo, ou seja, as dissonantes tem alterações nos graus de sua formação; já as consonantes no seu baixo. Basta apenas trocar o baixo original pela nota que se deseja. Assim: C= 1ª , 3ª e 5ª graus mais o baixo em C, se você deseja fazer um C/B é só fazer a melodia de C= 1ª , 3ª e 5ª graus e ao invés de fazer o baixo na nota C, fazer no B.
Relativos
Se observarmos atentamente notaremos que as mesmas notas que formam a escala de dó maior são as mesmas que formam a escala de lá menor, bem como as notas da escala de sol maior são as mesmas da escala de mi menor. Portanto, são tons relativos:
Dó maior e Lá menor |
Dó# maior e Lá# menor |
Réb maior e Sib menor |
Ré maior e Si menor |
Mib maior e Dó menor |
Mi maior e Dó# menor |
Fá maior e Ré menor |
Fá# maior e Ré# menor |
Solb maior e Mib menor |
Sol maior e Mi menor |
Láb maior e Fá menor |
Lá maior e Fá# menor |
Sib maior e Sol menor |
Si maior e Sol# menor |
Fonte: Originalmente, este artigo estava publicado em http://acustico.adoracao.com.br/teoria/index.htm, porém infelizmente, este endereço não é mais válido
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