Recentes estudos mostram que a música tem ação decisiva na redução dos níveis de hormônio do estresse no orgnismo, regiões específicas do cérebro são atingidas bloqueando o cortisol - hormônio do estresse- impedindo sua circulação pelo organismo.
É possível ensinar e sensibilizar a criança a apreciar o belo, a ouvir, a pensar e analisar, respeitar o próximo, se representar num meio social, a reconhecer as várias possibilidades de produzir sons, fazê-la curiosa para explorar o universo sonoro que a envolve, tendo um ganho extraordinário em seu desenvolvimento global. Não podemos esquecer que afetividade é o que move os processos de ensino e aprendizagem, segundo Piaget e Gainza, mas o trabalho precisa ser muito bem estruturado para que alcance os objetivos.
A dinâmica dos ensaios de coral infantil segue determinados passos fundamentais:
1)Planejamento- repertório, instrumentos, programações, tempo e local de ensaio.
2) Aquecimento Corporal - trabalhando as partes do corpo de forma lúdica.
3) Respiração- inspiração e expiração
4) Aquecimento Vocal - Vocalizes
5) Repertório - Temas convenientes à idade do grupo.
6) Regência - pronúncia, afinação, cortes.
7) Perfil do Professor- disposto, alegre, criativo, firme com a disciplina.
"O processo de educação musical favorece o domínio corporal e intelectual, contribui para um melhor equilibrio psicológico, uma capacidade de expressão satisfatória, além de uma relação consideravelmente enriquecedora com o grupo e uma assimilação ampla e flexível das significações constitutivas do meio ambiente" (Elvira Drummond)
Autora do trecho do texto(em laranja) : Súzan Vargas Mascarenhas
OBS: O texto acima estava sem autor, por eu desconhecer a autoria, a qual hoje foi revelada, pertencente à Suzan Vargas Mascarenhas. Gostaria de esclarecer que jamais me apropriaria de algo que não me pertença, os demais trabalhos aqui apresentados no blog, apresentam as fontes e seus autores.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir