terça-feira, 3 de julho de 2012

MuseScore – um software de notação musical 10!

Depois de anos usando programas de edição de partituras, descobri esta ótima ferramenta.
Para quem quer criar, ouvir e imprimir suas partituras sem investir muito tempo estudando manuais do Finale e Sibelius e já não conta mais com um bom e velho Encore, esta é uma ótima opção. Ele possui todas as ferramentas básicas de um editor de partituras e um pouco mais. É um programa desenvolvido colaborativamente e pode ser baixado gratuitamente. Vale a pena conferir.
Aí vão algumas informações sobre o programa.
Para saber mais e fazer o download visite: www.musescore.org
O MuseScore é um programa de notação musical gratuito, multi-plataforma e WYSIWYG, que oferece uma alternativa de baixo custo para programas profissionais como o Sibelius e o Finale.
Imprima suas partituras com aspecto profissional ou salve-as em PDF ou MIDI.

Alguns destaques:
WYSIWYG, as notas são inseridas em uma “partitura virtual”
Número ilimitado de pautas
Até quatro vozes por pauta
Entrada rápida e fácil de notas com mouse, teclado ou MIDI
Sequenciador integrado e software sintetizador FluidSynth
Importação e exportação para MusicXML e Standard MIDI Files
Disponível para Windows, Mac e Linux
Traduzido para 26 idiomas
Distribuído sob licença GNU GPL




    Marcelo S. Petraglia

    Músico e Educador Musical, formado pela ECA-USP, ampliou sua formação vivendo de 1986 a 89 na Europa onde desenvolveu estudos na área de canto, pedagogia musical e composição com os professores: Ursula Köepf, Carol Fraser, Michael Deason-Barrow e Pär Ahlbom. Na Alemanha foi por um ano aprendiz na Musikalisch-Plastische Arbeitsstätte sob a orientação de Manfred Bleffert, trabalhando na pesquisa e construção de instrumentos de metal. É mestre em Biologia Geral e Aplicada pelo Instituto de Biociências da UNESP – Botucatu e doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP – São Paulo.
    É docente e palestrante convidado em diversas instituições no Brasil, onde aborda temas relacionados à música e sua relação com o ser humano e o meio ambiente. Atua como facilitador musical em projetos de desenvolvimento humano e organizacional junto a empresas e terceiro setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário