sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA AUDIÇÃO

A audição é o primeiro sentido que se desenvolve durante a gestação. De acordo com otorrinolaringologista francês, Alfred Tomatis, o embrião já começa a ouvir os primeiros ruídos aos quatro meses e meio. E esses sons são da voz, do batimento cardíaco e da respiração da mãe.

Neste período, qualquer interferência física ou emocional, pode dificultar o desenvolvimento deste sentido o que acarreta problemas futuros de relacionamento.

Quem não ouve bem pode apresentar dificuldade de concentração, de compreensão e de emissão de sons. Também pode ter dificuldade de memorização, labirintite e problemas de dicção e transtornos emocionais como a depressão.

De acordo com o professor Tomatis, "um cérebro não tem férias nem aposentadoria". Por isso, temos que ter cuidados especiais com esse sentido. E, não só durante a infância. Com a idade avançada também pode acontecer a diminuição da nossa capacidade de ouvir. Assim, para termos uma vida melhor, precisamos aprender a reeducar nosso ouvido.

Reeducar é uma solução!

Para corrigir falhas no processamento auditivo, e reeducar o ouvido, foi trazido ao Brasil o Método Tomatis, baseado nas relações existentes entre o ouvido e a voz, a escuta e a comunicação.

Esse método estimula as áreas do córtex cerebral responsáveis pela atenção, concentração, linguagem e comunicação, através de uma verdadeira revolução terapêutica, denominado “Ouvido Eletrônico”.

Trata-se de um equipamento que emite sons restauradores do equilíbrio emocional e psíquico e provoca estímulos sonoros a partir da música. Baseado na conclusão científica, que a audição é um dos principais fatores do equilíbrio emocional e do desenvolvimento, o professor Tomatis, acreditou que o ouvido reeducado pode ser a solução para muitos problemas de comportamento de crianças, adolescentes e adultos, além de corrigir problemas de fala, agressividade, hiperatividade e depressão.

O “Ouvido Eletrônico” faz um balanceamento de sons, através de filtros que isolam os sons agudos de alta freqüência, responsáveis por estimular a audição e promover uma ginástica nos músculos do ouvido médio. Ele estimula o ouvido, um dos órgãos mais sofisticados do corpo, que possui uma ligação direta com o córtex cerebral, região que comanda a percepção e os processos de aprendizado. Por conseqüência o tímpano também é estimulado, e por ele passa o nervo chamado Vago, que também percorre outros órgãos do nosso corpo, como o esôfago, estômago e intestino, reequilibrando todo o organismo do paciente.



Benefícios do Método Tomatis:

  • Melhora a percepção auditiva.
  • Aumenta a capacidade de atenção, concentração e memorização.
  • Desenvolve a coordenação motora e a habilidade da escrita.
  • Estimula a fala, melhora a dicção e a expressão vocal.
  • Equilibra os casos de ansiedade, hiperatividade, depressão e stress.
  • Libera a criatividade.
  • Trabalha a voz, o canto e a afinação vocal.
  • Facilita o aprendizado de idiomas.
Fonte: http://www.tomatis.com.br/metodo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário