quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ANOTAÇÕES X INTERNET

Depois de dois meses sem postar, resolvi escrever algo que me preocupa em nosso mundo "globalizado". Tudo mudou sem dúvida, mas sempre haverá dois lados em nossa corrida para o desenvolvimento... As informações hoje, nos chegam através dos mais variados meios de comunicação, mas sem dúvida a "internet " foi o que nos abriu as "portas" para essa rápida modalidade.
Lembro-me que para conseguirmos pesquisar alguma coisa, tinhamos de ter folhas de "papel almaço", caneta e disposição de ir até a biblioteca pública, procurar sobre o assunto, trazer muitos livros até a mesa de estudos, ler todo material e então escolher o que iríamos copiar nas folhas, para apresentar o trabalho. Os mais "afortunados" tinham uma máquina de escrever e faziam curso de datilografia, mas trabalhos "datilografados" não eram aceitos pela maioria dos professores, que desejavam trabalhos "apenas" escrito à mão.... É os tempos mudaram....para alegria de muitos....mas também para a preocupação de todos nós!
Podíamos  ouvir palestras, (sem recursos audio visuais), e copiávamos quase tudo o que podíamos em nossos cadernos de anotações, que depois eram passados à limpo. Não precisávamos esclarecer que tal frase ou tal pensamento era de determinado autor.... pois isso não era muito importante...não nos causava dano algum, caso você contasse para alguém sobre o mesmo, sem nominar a autoria...
Os tempos mudaram....sem dúvida... qualquer fato, idéia, trecho, frase, palavra, tem de ser nominado, esclarecido e comprovado quem é o autor....pois se não o fizer, automaticamente pensa-se em "plágio", em "roubo intelectual" e outras coisas mais que a lei penaliza.
Como sou da "velha guarda", e não me preocupava com essa nova forma de agir, percebo que preciso me "policiar" cada vez mais sobre esse assunto.
Dia 01 de outubro, recebi uma mensagem através de um comentário aqui em meu blog  sobre uma postagem que fiz no início de fevereiro de 2012, sendo" inquisitada" e "acusada" de plágio, por ter copiado um trecho desse post, de um trabalho "não publicado" de uma pessoa que reclamava os direitos autorais. A explicação é simples: assisti uma palestra em 2007 que eu poderia dizer "doméstica", pois foi dentro do ambiente escolar em que eu era professora, e onde seria responsável pelo coral pedagógico escolar. Então me passaram algumas dicas, que eu de forma "antiga" copiei em meu "caderno de anotações", os quais utilizei no coral, gostei, comprovei que eram idéias muito interessantes, sensatas e que deram resultados positivos. Então tive a "infeliz idéia" de compartilhar no blog... naturalmente que não coloquei autoria, pois não sabia e nem me passou pela cabeça que isso poderia me gerar um problema após quase 6 anos, e de um trabalho " sem publicação".
Espero que isso nos sirva de lição....e que sejamos "cuidadosos"....
Ahhh!! Antes que me esqueça.....não copie meu texto e se copiar....escreva quem é o autor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário