Ao final desta pesquisa, objetivou-se mostrar os resultados positivos no
processo de aprendizagem de uma classe do 7º Ano do ensino fundamental, com 33 (trinta
e três) alunos. Nesta turma observou-se que 02 (dois) alunos apresentavam
dificuldades cognitivas (dificuldade em leitura e escrita/ déficit de atenção)
que interferiam no processo de aprendizagem.
Através da utilização da Ferramenta Tecnológica da LEGO®EDUCATION na disciplina
de Ciências, trabalhou-se o desenvolvimento de competências em aulas de
Robótica. Utilizou-se a ludicidade (aprender/fazendo) e a Experiência de
Aprendizagem Mediada (EAM) como instrumentos de estimulação cognitiva, o que propiciou
aos alunos uma melhor qualidade na execução das tarefas, bem como em ganhos de
auto-estima e interrelações sociais e assim uma melhor compreensão dos temas
abordados nas aulas de Ciências.
A pesquisa indicou que para os alunos que apresentavam dificuldades
cognitivas, os resultados foram satisfatórios em Robótica, onde utilizou-se a
Ferramenta Tecnológica da LEGO®EDUCATION.
Ao mostrar os resultados obtidos nessa classe, onde cada aluno apresenta
estruturas cognitivas próprias, lembramos que a mediação objetiva modificar ou
aperfeiçoar essas funções cognitivas, independente de quais sejam essas
dificuldades. Esperamos uma análise reflexiva e mais profunda do educador para
com seu educando, um olhar mais atencioso e individual, lembrando que o papel
do educador é buscar a transformação da sociedade, através da formação de um
cidadão ético, crítico, criativo e competente, ultrapassando o ambiente escolar
e atingindo toda a comunidade.
O objetivo da metodologia da
LEGO®EDUCATION é trabalhar com competências: Contextualizar, Construir, Analisar e
Continuar, objetivando-se
um desenvolvimento pleno do aluno através do aprender/fazendo que
engloba o aprender/ser, aprender/conviver, aprender/ pensar e aprender/ agir, esses são os quatro pilares para a educação
do Século XXI proposto por Delors (1999).
Quando apresentamos a Tecnologia da
LEGO®EDUCATION como Ferramenta no Aprendizado Lúdico de Ciências, evidenciamos ser
esta metodologia inovadora, baseada numa prática pedagógica que leva o aluno a
uma aprendizagem significativa, de maneira contínua, com um planejamento
flexível mas não improvisado, num processo de aprender a aprender tendo o
professor como mediador. Através do lúdico se estimulam habilidades cognitivas
como atenção e raciocínio, bem como a sociabilização e a criatividade, reunindo-se
todas as competências na Tecnologia da LEGO®EDUCATION foram apresentados
resultados satisfatórios no
processo ensino/aprendizagem
mostrando ser uma eficiente ferramenta
não só para a disciplina de Ciências, mas na aprendizagem como um
todo, produzindo conhecimento, tornando o aluno reflexivo, questionador,
curioso e crítico, refletindo no alcance dos objetivos em outras disciplinas.
(Fonte: A Tecnologia da Lego Education no Aprendizado Lúdico de Ciências - NETTO, Suely Dau PUCPR/ MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro PUCPR)
REFERÊNCIAS
AMEN, D. G. M. D. Transforme seu cérebro, transforme sua vida Ed. Mercuryo, 2008
BECKER, F. O que é Construtivismo? Série Idéias n. 20. São Paulo: FDE, 1994.
BEHRENS, M.
A., O paradigma emergente e a prática
pedagógica. Petrópolis, RJ; 4 ed. Vozes, 2010
BRUM P S, FORLENZA O V, YASSUDA M S.
Cognitive training in older adults with
Mild Cognitive Impairment: Impact on cognitive and functional performance. In: Dementia & Neuropsychologia.
June 3 (2), 2009.
Deficiência
Cognitiva Atividade - Acessibilidade na Web - Brasilmedia www.brasilmedia.com Acesso em 16/10/2011
FERREIRA, C. Superando
obstáculos e se preparando para a vida com Feuerstein. 2011. Disponível em http://www.claudiaferreira.psc.br/pei/texto.php?id=48
Acesso em 16/10/2011.
FORTES, R., MACHADO, A., Fasciculo de Educação para Vida Zoom, 7º Ano, Manual do Professor , 2. ed. Zoom Editora Educacional, 2009
FRANCESCHINI, H. A., GONÇALVES,
M. A, CRUZ, S. B.; Projeto de Educação
Tecnológica- Manual Didático Pedagógico/Lego Education. ZOOM Editora Educacional, 2003
Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano/
© Ana Maria Martins de Souza. Disponível
em http://www.idph.net/artigos/novaeducacao/pei.php
Acesso em 16/10/2011.
LONGO,
V. R. C. Soluções que motivam a
aprendizagem- Revista Zoom Notícias. Ano 2, edição 4, Jan./Fev 2011. Disponível em www.LEGOZOOM.com
MATTA,
Eloana C. C. da; FREITAS, Maria de S. de; SANTOS, R. M. dos. O lúdico como facilitador do processo de
ensino aprendizagem. Cáceres/Mato
Grosso: Cefapro, 2010.
PALANGANA,
I.C. Desenvolvimento e aprendizagem em
Piaget e Vygotzki: a relevância do social
3. ed., São Paulo: Summus, 2001
PIAGET, J. Epistemologia genética. São Paulo: Ed.
Martins Fontes, 2007.
PIAGET, J. O
Diálogo com a Criança e o Desenvolvimento do Raciocínio. São Paulo: Ed.Scipione, 1997.
Programa
de Enriquecimento Instrumental (PEI) Disponível em
www.inteligenciadinamica.com.br/php/conteudos/artigos/pei
Acesso em 23/10/2011
SANTOMÉ, J.
T. Globalização e Interdisciplinaridade:
o currículo integrado, Artes Médicas, 1998.
SILVA, M.C. Feuerstein e a Teoria da Modificabilidade
Cognitiva Estrutural, 2006 http://www.luismagalhaes.com.br/index_arquivos/feuersteinteoria.pdf
SOUZA, A M M, DEPRESBITERIS, L; MACHADO, O T
M, A mediação como principio
educacional: bases teóricas das abordagens de Reuven Feuerstein. Editora
SENAC, São Paulo, 2004
TEIXEIRA, C.
E. J. A Ludicidade na Escola. São Paulo: Loyola, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário