Ativo, sério e criativo. É co-responsável dinâmico e participativo do
processo de aprendizagem. Confiante, mantém um diálogo com o professor e os
colegas. Possui liberdade de expressão.
O relacionamento professor-aluno é horizontal, buscando um diálogo na
produção do conhecimento. Não impõe suas idéias e concepções, procura estar a
serviço do aluno, possibilitando a vivência grupal. Mediador entre o saber
elaborado e o conhecimento produzido.
A metodologia alicerça-se nas diferentes formas de diálogo. Parte da
prática social passa para a problemática, desencadeada a instrumentalização,
provocando a resposta positiva e o retorno à prática social. Leva à uma
formação do indivíduo como ser histórico e contempla uma abordagem
ação/reflexão/ação.
O aluno cria os critérios de avaliação junto com o professor. Avaliação
é provisória, e o aluno sabe que sua determinação pode provocar a sua
transformação e da sociedade. Essa avaliação é contínua, processual e
transformadora.
Na abordagem Holística/Sistêmica o aluno é um ser complexo que vive num
mundo de relações, mas é único, valioso e competente. O ambiente em sala de
aula precisa haver respeito e tolerância. A criatividade e o talento são
potenciais a serem desenvolvidos, de forma individualizada e diferenciada.
Precisa ser considerado em suas inteligências múltiplas e pelos dois lados do
cérebro.
O professor tem um papel fundamental na superação do paradigma da
fragmentação. Instigar o aluno para a recuperação de valores perdidos na
sociedade moderna, provocando formação de valores como a paz, harmonia,
solidariedade, igualdade, honestidade. Instigar os alunos para uso dos dois
lados do cérebro, visualizando-o como um ser pleno, com potenciais.
A avaliação visa o crescimento gradativo e respeita o aluno como pessoa
em suas inteligências múltiplas, com seus limites e suas qualidades. O
professor percebe que o erro pode ser um caminho do acerto. Desafia seu aluno a
encontrar respostas, pesquisar possibilidades, compartilhar da problemática e
construir soluções. Os alunos são incentivados, inovam, inventam, questionam,
discutem, sonham, fracassam, repensam, imaginam e aprendem a compreender que
Educação dura a vida toda.
Na abordagem Ensino com Pesquisa o aluno é questionador, investigador,
com raciocínio lógico, criativo, capacidade produtiva, sabe viver com
cidadania, com ética, adquire autonomia para ler, refletir e aprender a
produzir conhecimento, procurando consenso nas suas discussões.
O professor figura significativa no processo, como questionador da
construção do conhecimento. Mediador, articulador crítico, criativo do processo
pedagógico. Produtor de seu próprio conhecimento instiga o aluno a “aprender a
aprender”. Orienta os alunos para expressarem de maneira fundamentada,
exercitando o questionamento e a formulação própria.
A metodologia busca o conhecimento pelos alunos/professores, na busca da
produção do conhecimento pelos alunos e pelos professores, com autonomia,
criticidade e criatividade. Produção do conhecimento crítico e reflexivo, que
leva à autonomia e provoca a capacidade de problematizar, investigar, estudar,
refletir, sistematizar o conhecimento.
A avaliação é contínua, processual e participativa. Acompanhamento dos
alunos em projetos e pesquisas tem como norteador a proposição de critérios
discutidos e construídos com os alunos antes de começar o processo. Funcionando
como um contrato, uma minuta, professor e alunos sabem suas funções. O aluno é
avaliado pelo desempenho geral e globalizado, acompanhando diariamente sua
participação e produção.
-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-
DEMO,
Pedro. Educar pela pesquisa. (Cap. 1 –
p.1 a 53)
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