domingo, 20 de maio de 2012

FRÉDÉRIC CHOPIN

A obra de Frédéric Chopin é essencialmente pianística. Entre suas primeiras realizações está o Concerto para piano em fá menor Op. 11 (1829) e o Concerto para piano em si menor Op. 21 (1830). Compôs, mais tarde, os Lieder poloneses (17), sobre temas folclóricos de sua terra natal.
Mas Frédéric Chopin compreendeu que a sua imaginação poética só necessitava de um único meio de expressão para se expandir. Para o piano criou um estilo peculiar, de nervosa oscilação rítmica pelo uso insistente do tempo rubato. Na sua obra para piano solo há peças de difusa fantasia poética, peças de vibração passional, exercícios de desafio à técnica pianística e até, em alguns, mero virtuosismo, que se deve talvez à influência de seu próprio virtuosismo no teclado.
Entre as coleções de peças breves de Frédéric Chopin destacam-se os Estudos Op. 10 (1833) e os Estudos Op. 25 (1836). A influência visível é a de J.S.Bach, seu músico preferido, e da melodia de Bellini. Trata-se de peças técnicas, com o propósito definido de resolver problemas de teclado. Nem por isso se eximem de um indefinível halo poético, como o Estudo n.º 3 em mi maior Op. 10, ou da nota passional o Estudo n.º 12 em dó menor Op. 10 - Revolucionário. A segunda coleção Op. 25, reflete um amadurecimento maior, com invenções harmônicas mais complexas. Outra coleção valiosa são os Prelúdios Op. 28 (1839), mais breves, mais esboçados, embora alguns sejam tão elaborados quanto os Estudos. Dos Noturnos, há diversas coleções (Op. 9, Op. 15, Op. 27, Op. 48, Op. 62). São peças etéreas, muito menos definidas. Assim como as Valsas (14), de várias épocas, são forçosamente mais fáceis, mais ligeiras.
Entre as peças de caráter nacionalístico estão as Mazurcas e as Polonesas, entre as quais se destaca a Polonesa Op. 40 - Militar. São obras de ritmos eslavos, embora afrancesados. Mais íntimas são as Baladas (4), que estão entre as peças mais extensas. São obras escritas entre 1830 e 1843, das quais a última, a Balada n.º 4 em fá menor, está entre as maiores obras de Frédéric Chopin.
Também na mesma quantidade são os Scherzos (4) (1830-1843), nos quais nada transparece do romantismo melancólico: são peças cáusticas, de elaboração difícil, que muito exigem dos intérpretes.
Finalmente é preciso citar, entre as peças isoladas de Frédéric Chopin, a Barcarola em fá sustenido maior Op. 60 (1846), que pode ser considerada como o maior dos noturnos de Frédéric Chopin, e a grande Fantasia em fá menor Op. 49 (1842), que alguns consideram a sua obra-prima, só rivalizando com esta a maior de suas três sonatas, a Sonata para piano em si bemol menor Op. 35 (1839), que inclui a famosa Marcha fúnebre. Essas obras são os títulos máximos de Frédéric Chopin.
Mas são as únicas, numa obra breve e singular, que contribuíram para o enriquecimento da linguagem musical.
Sem Frédéric Chopin, grande parte da literatura pianística posterior (Schumann, Debussy, Ravel) não seria explicável. Seus arabescos cromáticos e explorações harmônicas foram, para isso, decisivos.
 (www.classicos.hpg.ig.com.br)
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/chopin/chopin-6.php#ixzz1vRDk5DMO

Polonaise Militaire, opus 40 n°1
Piano - Victor Goldberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário