segunda-feira, 14 de maio de 2012

INCENTIVE SEU ALUNO DE PIANO

Nunca permita que uma criança termine sua lição de piano se sentindo desencorajada ou negativa. Faça sempre com que as crianças acreditem nelas mesmas e em suas habilidades. Quer elas prossigam as lições para se tornarem pianistas fabulosos, quer continuem com as lições simplesmente porque elas adoram isso, ou eventualmente decidam que isso não é para elas, as lições de vida positivas aprendidas durante uma lição de piano serão lembradas e levadas onde quer que o futuro as leve.
Quando me apresento a um novo aluno, isto é o que eu digo: Não grito nem fico brava. Se você tiver que ir no banheiro, por favor, não tenha medo de pedir. Se há uma lição que você não tem muito tempo para “tocar” durante a semana, não se preocupe, nós vamos aprendê-la juntos. Se você não estiver se divertindo enquanto está aprendendo, por favor, me diga! Temos que manter nosso aprendizado divertido, né?
  • Quando uma criança começa pela primeira vez a tomar lições de piano, estabeleça regras sólidas de "aprendizado divertido e sem estresse" de imediato
As crianças aprendem a diferentes níveis e ritmos. Alguns assimilam o piano e os fundamentos da música bastante rapidamente, enquanto outros aprendem em um ritmo diferente. Tudo bem. Se a criança toca uma música inteira, ou passa toda uma lição desenhando uma semínima, recompense-a! Os elogios são incentivos maravilhosos, e tanto os alunos como o professor ficam melhor em um ambiente cheio de elogios e recompensas pelas realizações.



  • Recompense a criança com autocolantes divertidos, quando ela realizar alguma coisa...


  • É muito fácil uma criança se distrair, ou Atuar como se estivesse distraída se não compreender alguma coisa, ou se estiver bem aborrecida! Mantenha seu olho atento ao comportamento vagueante, ou seja, mover-se continuamente no banco do piano e olhar em redor da sala, em vez de para as teclas do piano ou o livro de música. Quando isso acontecer, diga algo do tipo: “Ok! Por que não paramos um minuto e você me conta sobre algo interessante que aconteceu essa semana? Depois, voltamos a tocar e a aprender”.
    Essa “pausa na rotina” permite que o aluno relaxe, se concentre em algo novo e crie uma sensação de facilidade. Também mostra à criança que estou interessada nela como pessoa, e não só como estudante. Eles são importantes, e eles sabem disso. Devido a isto, eles são mais propensos a querer aprender e mostrar o que conseguem fazer!
    • Quando a atenção de uma criança começa fugir, gentilmente traga ela de volta fazendo um mini-intervalo.
    Algumas lições correm melhor que outras, dependendo da forma como a lição é desafiadora e do aluno. O que quer que aconteça, faça com que a criança sinta que fez um bom trabalho! É o aprendizado que conta, mesmo quando o resultado final é uma lição que precisa ser repetida.. não faz mal e a criança tem que saber que ela tem tempo para aprender e que será ajudada em cada etapa do caminho. Palavras de incentivo e elogios no final de uma lição são primordiais para a criança querer voltar e aprender.(Adaptação do texto de Alfonso Almeida)


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário