domingo, 3 de junho de 2012

EVGENY KISSIN NO BRASIL(SP)

Kissin vem de uma escola de grandes pianistas russos.



Quando se trata de Evgeny Kissin, o uso da palavra "gênio" torna-se mais do que adequado; é quase obrigatório. Nascido em Moscou em 1971, ele começou a tocar piano com impressionantes dois anos de idade. Não tardou para que seu incomum talento fosse reconhecido, levando-o a ter aulas com Anna Kantor. A estreia em um concerto veio aos dez anos, e o primeiro recital no ano seguinte. Em 1984, gravou os dois concertos de Chopin com Dmitri Kitaenko. E o mundo passava a conhecer Evgeny Kissin.

Está em S.Paulo para dois recitais na Sala São Paulo, com um intervalo inusual entre eles: um no dia 4 de junho, e o outro só no dia 27 de junho. O repertório compreende dois universos distintos em seu horizonte como intérprete. De um lado, há um terreno profundamente conhecido, no qual Kissin é mais aclamado: Ludwig van Beethoven, com a 'Sonata para piano nº 14, Op. 27 nº 2 - Ao Luar', e Frédéric Chopin, com o 'Noturno Op. 32, nº 2' e a 'Sonata para piano nº 3, Op. 58'. Mas a peça central do programa está ligada a caminhos que ele vem começando a explorar recentemente - a 'Sonata para piano, Op; 26', de Samuel Barber.


Grieg Piano Concerto - Evgeny Kissin, Sir Simon Rattle.

Se você é um admirador da arte pianística, não deve perder essas apresentações. Kissin é um dos maiores pianistas em atividade, herdeiro de uma tradição virtuosística russa que deu ao mundo alguns dos mais refinados mestres do instrumento. É o tipo de artista que, senhor a tal ponto de sua técnica, não encontra obstáculos para a expressão de seus sentimentos, paixões e concepções estéticas. As mesmas notas estão lá, há séculos, mas sempre ouvimos algo até então não revelado quando escutamos um intérprete como Kissin.

Allan Kozzin, do The New York Times, classificou esse mesmo recital, no início de maio, como "eletrizante". Kissin é tão seguro de sua qualidade que não precisa perder tempo em demonstrá-la. O que lhe interessa é o sentimento.

A música em si.

(Escrito por Guilherme Conte)
www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário