segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROCESSO TERAPÊUTICO = ARTE

A arte como um processo terapêutico

A arte tem sido historicamente um meio de expressão e criação. Desde a antiguidade o homem internalizava sua subjetividade, materializando-a na arte, utilizando seus pensamentos, sentimentos, desejos, sua criatividade e imaginação, transformando-os numa manifestação de sua singularidade.
Muitos dos leitores já ouviram falar em Arteterapia, que nada mais é que um tipo de psicoterapia que faz uso da expressão artística como instrumento terapêutico no processo de cura; pode ser ela por meio do cantar, dançar, desenhar, pintar, esculpir, recitar, representar e escrever. Os diversos meios utilizados permitem ao inconsciente expressar-se e revelar aquilo que até então não era consciente, facilitando e enriquecendo o processo terapêutico. Cabe ressaltar que a produção artística é realizada sem nenhuma preocupação diretamente estética, mas sim com o foco em possibilitar a construção da sensibilidade e o criar livremente do paciente de acordo com seu contexto de saúde mental.
Pode-se dizer que a arte, então, permite ao homem demonstrar como vê e como se vê no mundo. Nesse sentido, ela se constituiu com um canal de comunicação para os pacientes, seja no contexto grupal ou individual, possibilitando-lhes a articulação, os relacionamentos e a inteiração com a realidade.


Mediado por um arteterapeuta, o trabalho artístico potencializa as pessoas para a vida e consegue transformá-las em seres mais felizes, otimizando a construção de sua autoestima. Ela tem o poder de mexer intensamente com as emoções de seus participantes, tornando-os mais confiantes.
Atualmente, a arteterapia vem sendo utilizada com crianças, com pessoas da terceira idade, com portadores de doenças crônicas degenerativas como Aids e câncer, com menores carentes, com grupos de mulheres, com adolescentes, nos tratamentos de depressão, ansiedade, em casos dependências químicas e distúrbios alimentares, podendo ser usada tanto como meio profilático, quanto como um processo normal de terapia. Ela possibilita ao ser humano uma descarga emocional, ao mesmo tempo em que propicia momentos de prazer diante da capacidade de fazer arte, bem como otimiza a autoestima e o poder de criar.
Em meio aos lápis coloridos, das tintas e pincéis, da música e da dança, o que realmente importa ao se praticar arteterapia é permitir-se a materializar os sentimentos e sensações deixando a imaginação e a criança que há em você livre .
E então, vamos fazer arte?

(Fonte: | Érica R. Colombo | CRP -12/07670 - Membro Ceres)
http://www.atribunanet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário