quarta-feira, 6 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DA POSTURA NA VIDA DO MÚSICO

A Fisioterapia já há tempos vem buscando modos de prevenção quanto à postura adequada nos vários setores de trabalho humano. A musica é uma das áreas pouco comentadas quanto a postura durante o trabalho, porem uma postura correta aumenta a qualidade das apresentações.

Um musico sabe que a voz muda de acordo com as situações boas e ruins que passamos, qualquer desarmonia pode diminuir o rendimento do profissional, por isso o mais difícil na profissão é tentar harmonizar as emoções e ansiedades, com os distúrbios corporais dolorosos que temos.

Segundo alunos do curso de Musica da Univali que participaram de um programa de reeducação postural estabelecido entre o curso de Musica e de Fisioterapia, o primeiro obstáculo a ser vencido é a timidez e a dificuldade de apresentação, pois alguns Músicos e Instrumentistas que se apresentam sentados ficam em uma posição com os ombros caídos prejudicando assim a coluna, e também a voz dificultando uma respiração de maneira correta, por que nessa posição os músculos da respiração se comprimem fazendo com que a respiração seja feita com maior dificuldade e a voz flua com menos propriedade prejudicando a apresentação. No caso do instrumentista o problema pode ser maior devido ao peso dos instrumentos, as posições exigidas para segura-lo e também pelos movimentos repetitivos feitos que possam causar alterações crônicas.

No caso do instrumentalista o problema pode ser maior, devido ao peso dos instrumentos, as posições exigidas para segura-lo, e também pelos movimentos repetitivos feitos que podem causar doenças graves que prejudicam o movimento.



Já vimos então o que a má postura pode causar, mas o que podemos fazer para ter uma boa postura na apresentação?

Começando pelos pés, eles devem estar confortáveis, e o peso do corpo deve ser distribuído igualmente pela borda externa dos pés. Os músculos do corpo todo devem estar relaxados, principalmente os da região do pescoço e ombros, onde os músculos são muito importantes para a respiração e a sonoridade. A cabeça bem equilibrada e reta a coluna, como se existisse uma linha bem no centro da cabeça a segurando. Quando os braços estiverem livres, podem ser usados para se comunicar com o publico e se expressar.

Para os que trabalham sentados, o importante é manter as curvas da coluna, apoiar os pés totalmente ao chão, e posicionar de um jeito confortável o instrumento. Tendo em vista que uma performance em pé seja melhor comparada com uma sentada, pois em pé os vícios da má postura são mais difíceis de acontecer. Alguns exemplos de vícios ao tocar sentado: encolher os ombros, cruzar as peras, esticar as pernas para frente, segurar a cadeira com as pernas.

Lembrando que a postura esta no nosso dia a dia e é de nossa responsabilidade nos controlarmos e nos corrigirmos para não nos depararmos com consequências futuramente. A fisioterapia ajuda a trabalhar a consciência corporal, e adquirir equilíbrio e resistência, trabalhando em conjunto com os fatores psicológicos pessoais, assim visando aumentar o rendimento não só do musico, como também de qualquer trabalhador, trazendo uma postura correta que pode prevenir problemas futuros.


Trabalho realizado por:
Caroline Zarske Eberhardt -
Lauro Correa Junior
Acadêmicos do 3 periodo de Fisioterapia Univali - Universidade do Vale do Itajai.

Orientadora: Profª Mestre - Ana Ligia Oliveira.
 
Obs:
 Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores.
 Publicado em 16/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário