segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS



Ao final desta pesquisa, objetivou-se mostrar os resultados positivos no processo de aprendizagem de uma classe do 7º Ano do ensino fundamental, com 33 (trinta e três) alunos. Nesta turma observou-se que 02 (dois) alunos apresentavam dificuldades cognitivas (dificuldade em leitura e escrita/ déficit de atenção) que interferiam no processo de aprendizagem.

Através da utilização da Ferramenta Tecnológica da LEGO®EDUCATION na disciplina de Ciências, trabalhou-se o desenvolvimento de competências em aulas de Robótica. Utilizou-se a ludicidade (aprender/fazendo) e a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) como instrumentos de estimulação cognitiva, o que propiciou aos alunos uma melhor qualidade na execução das tarefas, bem como em ganhos de auto-estima e interrelações sociais e assim uma melhor compreensão dos temas abordados nas aulas de Ciências.

A pesquisa indicou que para os alunos que apresentavam dificuldades cognitivas, os resultados foram satisfatórios em Robótica, onde utilizou-se a Ferramenta Tecnológica da LEGO®EDUCATION.

Ao mostrar os resultados obtidos nessa classe, onde cada aluno apresenta estruturas cognitivas próprias, lembramos que a mediação objetiva modificar ou aperfeiçoar essas funções cognitivas, independente de quais sejam essas dificuldades. Esperamos uma análise reflexiva e mais profunda do educador para com seu educando, um olhar mais atencioso e individual, lembrando que o papel do educador é buscar a transformação da sociedade, através da formação de um cidadão ético, crítico, criativo e competente, ultrapassando o ambiente escolar e atingindo toda a comunidade.

 O objetivo da metodologia da LEGO®EDUCATION é trabalhar com competências: Contextualizar, Construir, Analisar e Continuar, objetivando-se um desenvolvimento pleno do aluno através do aprender/fazendo que engloba o aprender/ser, aprender/conviver, aprender/ pensar e aprender/ agir, esses são os quatro pilares para a educação do Século XXI proposto por Delors (1999).

            Quando apresentamos a Tecnologia da LEGO®EDUCATION como Ferramenta no Aprendizado Lúdico de Ciências, evidenciamos ser esta metodologia inovadora, baseada numa prática pedagógica que leva o aluno a uma aprendizagem significativa, de maneira contínua, com um planejamento flexível mas não improvisado, num processo de aprender a aprender tendo o professor como mediador. Através do lúdico se estimulam habilidades cognitivas como atenção e raciocínio, bem como a sociabilização e a criatividade, reunindo-se todas as competências na Tecnologia da LEGO®EDUCATION foram apresentados resultados satisfatórios no processo ensino/aprendizagem mostrando ser uma eficiente ferramenta não só para a disciplina de Ciências, mas na aprendizagem como um todo, produzindo conhecimento, tornando o aluno reflexivo, questionador, curioso e crítico, refletindo no alcance dos objetivos em outras disciplinas.

(Fonte: A Tecnologia da Lego Education no Aprendizado Lúdico de Ciências - NETTO, Suely Dau PUCPR/ MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro PUCPR)
    

REFERÊNCIAS

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