domingo, 29 de janeiro de 2012

TIC NO CURRÍCULO ESCOLAR?




Para que a escola possa se constituir enquanto lócus de formação do cidadão para atuar na sociedade contemporânea, esta deve não apenas favorecer o diálogo e a interação, mas também - e principalmente -  a produção a partir dos espaços de aprendizagem. "aos alunos é disponibilizado o acesso às informações, mas raramente à produção das mesmas" (OLIVEIRA e CASTILHO, 2009, p. 268), e o fazer na ação se constitui enquanto peça chave para a construção do conhecimento.

Quando a escola começar a trabalhar nesta perspectiva, de produção, de uso eficaz dos espaços de aprendizagem e das interfaces da internet, faz-se necessário também que nos cursos de formação inicial e continuada de professores, estas metodologias sejam discutidas, analisadas e implementadas. Ou seja, desde a formação inicial de professores e para além dela, deve-se trabalhar o emprego de metodologias que favorecem exatamente a autoria dos alunos e a formação de sujeitos autores na prática!

Tal modelo, rompe definitivamente com o paradigma da transmissão; porém, imaginar que simplesmente colocar alunos diante do computador com acesso a tais interfaces online vai fazê-los aprender os conteúdos e desenvolver as competências exigidas, e assim terão desenvolvido as habilidades necessárias à constituição do cidadão crítico e atuante, é exatamente recair no mesmo equívoco tecnicista da década de 60.
(FONTE:Conclusões finais do artigo:AS TIC NO CURRÍCULO ESCOLAR: A CONTRAPARTIDA ESCOLAR  Lílian Kelly de Almeida Figueiredo – UNEAL Ivanderson Pereira da Silva - UFAL)

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