sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Objetos de Aprendizagem


      No processo de aprendizagem é necessário a apresentação de um material de qualidade, o professor pode planejar suas aulas conseguindo maior flexibilidade para se adaptar ao ritmo e ao interesse dos alunos, mantendo seus objetivos de ensino, pois o professor é ainda o protagonista. Todo esse material é cuidadosamente preparado, para estimular o raciocínio crítico do aluno, associando o potencial da informática ás novas abordagens pedagógicas, para que o aluno utilize essas ferramentas para aprendizagem da mensagem transmitida.

     Avalia-se qual tipo de mídia será utilizado e qual o público alvo, pois a mistura de muitas mídias bem como a quantidade de informação contida, poderá não atingir os objetivos. Logicamente, os objetos de aprendizagem são um recurso a mais. Em alguns casos eles não são a melhor pedida. Em outros, são ideais. É o professor quem decide. O ideal é que o professor seja criativo, saiba planejar bem essas atividades e saiba encontrar os objetos mais adequados.

    Os objetos de aprendizagem podem ser: receptivo (vídeos), diretivo (exercícios práticos), descoberta guiada (animação, jogos), exploratório (simulações).Os objetos interativos propiciam ao aluno um maior aprendizado, a contextualização permite aos alunos traçar mais facilmente uma relação entre determinado conteúdo e suas aplicações práticas e enxergar a interdependência das várias disciplinas, diferentes caminhos, visualizando os diferentes pontos de visita, comparando hipóteses, despertando a curiosidade e resolvendo problemas;esse é o objetivo da aprendizagem.

    Com certeza é uma ferramenta importante para diminuir a diferença entre algumas escolas públicas e escolas particulares, e promover a inclusão digital mais ampla. Porém boa parte das iniciativas são comerciais e, portanto, distantes do ensino público. As iniciativas brasileiras, MEC (Rived) e USP (LabVirt-LOF) podem ser consideradas best practices mundiais.

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