domingo, 29 de janeiro de 2012

Paradigmas Inovadores


                            
     Na abordagem Progressista o aluno é um participante da ação educativa. Se envolve num processo de investigação e discussão coletiva em busca do conhecimento.

     Ativo, sério e criativo. É co-responsável dinâmico e participativo do processo de aprendizagem. Confiante, mantém um diálogo com o professor e os colegas. Possui liberdade de expressão.

     O relacionamento professor-aluno é horizontal, buscando um diálogo na produção do conhecimento. Não impõe suas idéias e concepções, procura estar a serviço do aluno, possibilitando a vivência grupal. Mediador entre o saber elaborado e o conhecimento produzido.

     A metodologia alicerça-se nas diferentes formas de diálogo. Parte da prática social passa para a problemática, desencadeada a instrumentalização, provocando a resposta positiva e o retorno à prática social. Leva à uma formação do indivíduo como ser histórico e contempla uma abordagem ação/reflexão/ação.

     O aluno cria os critérios de avaliação junto com o professor. Avaliação é provisória, e o aluno sabe que sua determinação pode provocar a sua transformação e da sociedade. Essa avaliação é contínua, processual e transformadora.

     Na abordagem Holística/Sistêmica o aluno é um ser complexo que vive num mundo de relações, mas é único, valioso e competente. O ambiente em sala de aula precisa haver respeito e tolerância. A criatividade e o talento são potenciais a serem desenvolvidos, de forma individualizada e diferenciada. Precisa ser considerado em suas inteligências múltiplas e pelos dois lados do cérebro.

     O professor tem um papel fundamental na superação do paradigma da fragmentação. Instigar o aluno para a recuperação de valores perdidos na sociedade moderna, provocando formação de valores como a paz, harmonia, solidariedade, igualdade, honestidade. Instigar os alunos para uso dos dois lados do cérebro, visualizando-o como um ser pleno, com potenciais.

     A avaliação visa o crescimento gradativo e respeita o aluno como pessoa em suas inteligências múltiplas, com seus limites e suas qualidades. O professor percebe que o erro pode ser um caminho do acerto. Desafia seu aluno a encontrar respostas, pesquisar possibilidades, compartilhar da problemática e construir soluções. Os alunos são incentivados, inovam, inventam, questionam, discutem, sonham, fracassam, repensam, imaginam e aprendem a compreender que Educação dura a vida toda.

     Na abordagem Ensino com Pesquisa o aluno é questionador, investigador, com raciocínio lógico, criativo, capacidade produtiva, sabe viver com cidadania, com ética, adquire autonomia para ler, refletir e aprender a produzir conhecimento, procurando consenso nas suas discussões.

     O professor figura significativa no processo, como questionador da construção do conhecimento. Mediador, articulador crítico, criativo do processo pedagógico. Produtor de seu próprio conhecimento instiga o aluno a “aprender a aprender”. Orienta os alunos para expressarem de maneira fundamentada, exercitando o questionamento e a formulação própria.

     A metodologia busca o conhecimento pelos alunos/professores, na busca da produção do conhecimento pelos alunos e pelos professores, com autonomia, criticidade e criatividade. Produção do conhecimento crítico e reflexivo, que leva à autonomia e provoca a capacidade de problematizar, investigar, estudar, refletir, sistematizar o conhecimento.

     A avaliação é contínua, processual e participativa. Acompanhamento dos alunos em projetos e pesquisas tem como norteador a proposição de critérios discutidos e construídos com os alunos antes de começar o processo. Funcionando como um contrato, uma minuta, professor e alunos sabem suas funções. O aluno é avaliado pelo desempenho geral e globalizado, acompanhando diariamente sua participação e produção.
-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-
 BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica 4ed. Petrópolis: Vozes,2010
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. (Cap. 1 – p.1 a 53)

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