segunda-feira, 5 de março de 2012

Mulheres pianistas e compositoras, em salões e teatros do Rio de Janeiro (1870-1930)

Escrito por Vanda Lima Bellard Freire y Angela Celis H. Portella  

Resumo:
O presente artigo aborda resultados de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, focalizando a atuação de mulheres musicistas no Rio de Janeiro (final do século xix e início do século xx), pela perspectiva da História da Cultura. Esse período é marcado por transformações importantes nos papéis femininos, conquistadas, entre diversos espaços, tais como salões aristocráticos e teatros. Os salões foram usados pelas famílias para apresentar suas filhas à sociedade, em meio a contatos sociais e políticos, permitindo às mulheres atuar como musicistas, sobretudo como cantoras ou pianistas. Nos teatros, predominou a atuação feminina como atrizes e cantoras, raramente como compositoras, instrumentistas ou regentes, situação essa que mudou gradativamente. As pesquisas aqui relatadas levantaram número significativo de mulheres musicistas, interpretando, compondo e publicando músicas de diferentes gêneros. Sua atuação se deu através de conflitos e contradições, conciliadas, ambiguamente, nos salões e explicitadas, arduamente, nos teatros cariocas da época.
Resumen:
Bajo la perspectiva de la historia de la cultura, se presentan algunos resultados de investigaciones sobre la actuación musical de mujeres en Río de Janeiro a finales del siglo xix y a principios del siglo xx. Durante este periodo, se produjeron importantes cambios en los roles femeninos en varios espacios aristocráticos, como los salones de la buena sociedad, espacio que encuentran las familias para presentar públicamente a sus hijas, y los teatros. Los salones son ambientes destinados a la promoción de contactos sociales y políticos, en los que se les permite a las mujeres que actúen musicalmente, sobretodo, como cantoras o pianistas. En los teatros, predomina la actuación de mujeres como actrices y cantoras, rara vez como compositoras, instrumentistas o directoras, situación que fue cambiando gradualmente. A pesar de los constantes conflictos y contradicciones, se encuentra un número significativo de mujeres en música, sea como intérpretes, compositoras o autoras publicadas.
Abstract:
This article presents some conclusions from a research made in Universidade Federal do Rio de Janeiro investigating the female musicians’ roles in Rio de Janeiro in the end of 19th century and the beginning of 20th century in a Cultural History perspective. This period is characterized by significant transformations in the feminine roles in theatres and aristocratic salons among other spaces. The salons were used by the families to make social and political contacts while presenting their young daughters to society. There, women could perform as musicians, especially as singers and pianists. in theatre, they were mostly actresses and singers, rarely composers, instrumentalists and conductresses, situation that gradually changed. The research presented here identifies a significant number of female musicians, playing, composing and publishing. Conflicts and contradictions surrounded their acting. in salons, this was ambiguously compromised, but it was explicitly revealed in Rio de Janeiro’s theatres at that time.

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