domingo, 11 de março de 2012

A MÚSICA CRIANDO LAÇOS FAMILIARES.

Relembrando a minha infância, a música sempre fez parte do contexto familiar. Em dias chuvosos, finais de semana,feriados ou férias, vem em minha lembrança minha mãe cantando canções ritmadas, parlendas, canções de contar dedinhos, canções de roda.
A primeira que lembro é: Uma velha, muito velha, com o nariz cheio de barro...foi contar para minha mãe... que eu pitava no cigarro.... Minha mãe me deu uma surra...me jogou no taquaral...no meio de tantos bichos..nenhum deles vieram me buscar....
Enquanto ela cantava, ia contando meus dedinhos e os dela também,  no dedo que terminasse a canção, esse era dobrado para dentro da palma da mão, até que não restasse nenhum dedo, e na mão de quem não restasse, era o vencedor!!!
Talvez ao ler a canção que escrevi logo acima, você deva estar achando a letra "perversa", e se indagando como pode a canção falar em surra?? Deixo claro aqui, que apanhar por fazer coisas erradas, como pitar um cigarro por exemplo, era prática comum com as crianças de minha época.

Lembro também de outra canção, que era do seu lobo: Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem, seu lobo é muito bonzinho, seu lobo não pega ninguém. Tá pronto seu lobo???
e minha mãe era o lobo, eu ia perguntando a ela no final da canção : Tá pronto seu lobo?? Ela ia dizendo que ainda não estava, pois estava tirando a roupa, tomando banho, se enxugando, escovando os dentes, penteando o cabelo, escolhendo a roupa, se vestindo, calçando as meias, os sapatos.... e isso ia ficando registrado em minha memória, o passo a passo dos hábitos de higiene, de como me vestir, calçar os sapatos, amarrar os cadarços....o aprendizado acontecia naturalmente.

Com meu pai não era diferente, quando bem pequena ele gostava de cantar a canção: Serra, serra, serrador, quantas tábuas já serrou...1..2...3...4...5...6...7..8..9...10!!! enquanto cantava , eu estava sentada em seus joelhos, ele me segurava pelos braços fazendo o movimento de vai e vem, como de um serrote, o mais legal era quando chegava no 10!! então ele abaixava os joelhos rapidamente, eu pensava que ia cair...mas ria muito, às vezes gritava....mas sempre pedia bis!

Brincadeiras de corda, sempre vinham acompanhadas de canções :
Carambola, bola, bola, quem não entra é uma bola!
Abacaxi, xi, xi, quem não sai é um saci!
Enquanto duas pessoas boleavam a corda, todos os que estavam brincando, tentavam entrar o mais rapido possivel, enquanto se cantava a canção de entrada, e o mesmo acontecia com a saída, pois ninguém queria ser o saci!
Nossa!! Você deve estar pensando... como pode essa letra?? Isso é bulling!! Chamar alguém de bola e de saci???
Mas brincávamos inúmeras vezes até cansar....ríamos, interagíamos...aprendíamos....éramos felizes!!

Em dias chuvosos lembro que minha mãe ficava olhando pela janela, dizendo que os pingos quando caiam ao chão eram cavaleiros que corriam rapidinho e desapareciam....e cantava a canção da chuva:
A chuva cai, ping ping ping ,pam. Ping, ping, pam, Ping, ping, pam. A chuva cai, ping,ping,ping,pam. Deus nos mostra amor.
Então eu perguntava: Mãe, como Deus nos mostra amor com a chuva? Eu nem posso brincar lá fora!!
Ela respondia: Sem a chuva, você não teria comida, nem água.... ela serve para as plantinhas crescerem.....
Que maneira mais bonita e sábia de mostrar Deus para uma criança!

Assim  partilhávamos a vida, a alegria, o bem estar e o amor, como se fossemos cúmplices de segredinhos só nossos... momentos que ficaram eternizados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário