sexta-feira, 16 de março de 2012

O ADULTO E O PIANO

       
Existem muitos trabalhos escritos sobre o estudo do piano e a criança, como há também um número enorme de métodos infantis elaborados especialmente para atender às necessidades e possibilidades do pequeno pianista. Entretanto pouco se tem publicado sobre o ensino do piano para os adultos, embora estes estejam ganhando um espaço importante dentre a clientela que busca um professor de piano.
Lecionar um insrumento musical para o adulto, pode tornar-se uma experiência muito animadora já que ele, quando procura um professor, vem fortemente motivado.
O adulto decide estudar por razões das mais variadas, tais como: recreação do aposentado, necessidade de expressar sentimentos, terapia ocupacional, realização artística (só possível nessa idade), etc. e traz geralmente consigo idéias pré formadas sobre o estudo do piano ou impressões da infância, quando já teve a oportunidade de passar por alguma aprendizagem musical. Infelizmente muitas dessas experiências podem ter sido negativas, o que vai exigir cuidados muito especiais da parte do novo professor. Entretanto o adulto, mesmo tendo sofrido situações desanimadoras, no passado, ao procurar pelo professor, demonstra que o seu desejo de aprender é tão forte que ele dispõe-se a superar todas as possíveis frustrações da infância ou da adolescência. Isso também representa mais responsabilidades para o mestre que assumir a tarefa, exigindo-se dele sólidos conhecimentos de Psicologia do Adulto, além de estar em dia com as programações e a metodologia de ensino atual.
O ensino de piano para adultos apresenta, como na maioria das atividades educativas, facilidades e dificuldades que devem ser analisadas. De modo sucinto poderíamos descreve-las:
Dificuldades:
1. O adulto tem medo do ridículo, razão pela qual, geralmente, não gosta de apresentar-se em público;
2. tem pressa em aprender (como que para recuperar o tempo perdido);
3. com frequência quer tocar logo, as peças que estiver estudando, no andamento normal;
4. tem mania de perfeição, o que resulta muitas vezes em auto-crítica exagerada;
5. necessita de programas individuais e próprios para a sua idade.
Facilidades:
1.O adulto já chega motivado para estudar;
2.tem auto disciplina e, se convencido da importância de um sistema de estudo, geralmente vai cumpri-lo;
3. cede a argumentos racionais e a exemplos claros;
4. como a meta geralmente não é a realização de uma carreira artística, fica fácil o estabelecimento de um programa lúdico e acessível;
5. fundamentos teóricos indispensáveis podem ser ensinados mais depressa e com melhores resultados (comparando-se com as crianças).
A experiência tem demonstrado que, nesse balanço, as facilidades são maiores que as dificuldades.
Uma questão que preocupa o aluno “maduro” é se é possível aprender com mais idade. Respondemos que nunca é tarde para aprender e que é bem grande o número de adultos que resolvem estudar piano depois de aposentados e que consideram essa atividade como um merecido prêmio, pois preenche a vida com emoções e alegrias que só a música tem o poder de fazê-lo.(22/08/ 2007 by: Jose Julio) 







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