quarta-feira, 7 de março de 2012

O INÌCIO....

O ano... 1965, de mãos dadas com minha irmã mais velha caminhávamos em direção ao Studio José Bon na cidade de Ponta Grossa, seria minha primeira aula de piano. Minha irmã já tocava muito bem e meu  sonho era tocar como ela.  As primeiras aulas foram complicadas, sem alfabetização e  nenhum método de musicalização infantil, sentia muita dificuldade na leitura musical... mas a dedicação do maestro holandês José Bon, a persistência familiar (pai, mãe e irmã), fizeram com que fosse em frente. O que aprendia nas aulas de piano tocava para meu pai quando ele retornava de viagem e pacientemente ouvia com todos os erros infantis...
Relato isso para que entendam que o estudo de um instrumento musical, é também o exercitar da paciência, da perseverança, da força de vontade, das superações diárias, desafios esses que levam ao objetivo maior, a melhora na "performance" do instrumento.
O estudo de piano clássico (erudito), acontecia nos Conservatórios Musicais, com duração de 11 anos. Além do instrumento,  aprendíamos também Teoria Musical, Solfejo, Ditados Rítmicos e Melódicos, Harmonia Musical, Análise Harmônica, História da Música, Pedagogia Musical. Participávamos de  um Recital Anual, com direito a uma platéia repleta de pais, irmãos, tios, avós, vizinhos, amigos em geral que conferiam nossa evolução instrumental. Isso era extremamente válido, tirando nossa inibição diante do público e nos preparando para a vida.
Toda família tem seus "altos e baixos", na minha não foi diferente. Mais uma vez, meu pai superou a crise financeira pela qual passamos, sem nos tirar das aulas de piano.... muitas coisas foram excluídas, mas a música jamais!! Ele sempre falava que música não podia faltar na educação dos filhos, aliás, nossa família era bastante musical, meus pais cantavam muito bem, sempre cantando em corais; minha mãe "soprano" e meu pai "tenor", solista em casamentos.
Aos 16 anos, me tornei pianista do Coral da Igreja, cargo este ocupado pela minha irmã que se casou e mudou de cidade, foi um grande aprendizado, pois viajávamos para várias cidades dos estados do PR, SC e SP em apresentações e tocava também  em casamentos e outros eventos.

Festival do Stúdio José Bon, piano à 4 mãos, Humoresque in G Flat Major Opus 101 nº 7- Dvorak

Eu e minha irmã.

2 comentários:

  1. Vi essa foto no álbum do meu vo. Gratificante ver como ele marcou a vida das pessoas com a sua música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Silvia Bon, seu avó sempre será inesquecível para seus alunos. Em minha memória ele sempre estará.... Você é filha da Bernadete ou de um dos outros filhos do maestro?
      Seja bem vinda!

      Excluir