terça-feira, 3 de abril de 2012

MÚSICA AFRICANA

Como as primeiras manifestações musicais não deixaram vestígios, talvez nunca saibamos de fato como foi o seu desenvolvimento a milhares de anos atrás, mas é possível que a música tenha surgido como meio para coordenar e sincronizar os movimentos humanos, como por exemplo caçar ou cultivar. Até mesmo hoje, é natural usar uma canção rítmica para acompanhar as atividades de um grupo de pessoas, seja no caminhar, marchar ou no transporte de objetos pesados.
Presumivelmente, grandes cantores tenham tido importante status social tal qual os shamãs ou os grandes caçadores. Posteriormente é possível que neste cenário tenha surgido não apenas os instrumentos de percussão mas, outros tipos de instrumentos para acompanhar o canto. Em algum momento da historia foi criada a "música solo" para se admirar e apreciar os melhores cantores e instrumentistas. É possível, que essas performances inicialmente fossem destinadas principalmente à aristocracia e fosse puramente musical. Com o desenrolar da historia houve a fusão da música e da poesia usada para entreter a aristocracia (e mais tarde o povo) com histórias que elas estavam familiarizadas. Durante a Idade Clássica no teatro grego, estas histórias se tornaram mais abstratas e metafóricas, e a música se tornou menos direta.
Com o advento do Cristianismo a musica ganhou novo propósito, o de cantar louvores a Deus e o de conclamar para a oração. A música, basicamente, se tornou um veículo de mensagem não só de uma história, mas sim de um sistema ideológico inteiro. Em algum ponto da historia pessoas comuns começaram a criar canções para seu próprio consumo ou "Folksongs".
Estas canções não eram sobre heróis ou Deuses, mas sobre as alegrias e tristezas do dia a dia da vida rural. A música para a aristocracia ficou mais sofisticada, seja porque pudessem comprar os melhores instrumentos do mercado, seja porque pudessem contratar os melhores cantores e instrumentistas do reino. E esta musica veio a ser chamada de "música clássica". Com a invenção da polifonia, reduziu-se grandemente a ênfase do ritmo que veio ser considerado como bastante primitivo e elemento de plebeus. Pelo contrário, a música folclórica confiou pesadamente no ritmo usado para cantar e dançar. De certo modo,o ritmo se tornou principal fator de discriminação entre o clássico e a música folclórica.
Esta era a situação da música européia (clássica e popular") quando da chegada à América. Neste caldeirão que existia na América, os europeus foram forçados pela primeira vez a admitir que havia muitos tipos diferentes de música folclórica. Enquanto o instinto racial era o de separar, os europeus ocidentais (os Anglo-saxônicos em particular) dos outros, mas era só uma questão de tempos para que fossem rompidos estes limites. A constatação mais traumática para os europeus foi a existência da música africana. Descartada como coisa exótica, do reino animal (quase como os sons dos animais), a música africana conseguiu coexistir durante quase dois séculos muito próximo da música européia, antes de fazer a incursão na sociedade branca americana. Durante o século 19 vários elementos da música africana começaram a se infiltrar na música folclórica branca (Este foi um fenômeno tipicamente americano). Novamente, ritmo foi o fator fundamental de discriminação. O Ritmo não era uma invenção africana, mas certamente a "poli-ritmia" africana eram muitíssimos diferentes dos ritmos lineares de música folclórica européia. Os efeitos da música africana na música branca foram pouco sentidos no inicio, mas ela viria a e tornar o principal combustível do que estava por ocorrer na musica norte-americana. Na realidade, a música folclórica européia tinha tido poucas mudanças por muitos séculos, mas ela ia mudar uma vez que a música afro-americana ajudou a influenciar isto.
O status da música clássica européia permaneceu inalterado, pois firmemente recusaram a aceitar a música africana (ainda considerada uma expressão animal e inferior) e toda a sua descendência mulata.
 
Coral Kadmiel
 
Fonte:http://sites.google.com/site/juaresdemira/negro-spirituals/a-musica-africana-na-evolucao-da-musica-ocidental

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