terça-feira, 3 de abril de 2012

NEGRO SPIRITUAL - ORIGENS

Embora não seja possível determinar com exatidão o quando da criação dos primeiro Spirituals, acredita-se que estas canções proliferam do final do século XVIII até poucas décadas antes do fim da legalização da escravidão em 1860. Durante este longo período os americanos lutaram e ganharam a guerra pela "independência" e "liberdade," enquanto a população negra que rapidamente se expandia, permanecida escravizada, uma ironia que foi refletida em muitas canções criadas por eles.
Apesar de algumas diferenças em seu conteúdo e forma a música tinha caráter funcional para estes africanos que foram trazidos como escravos, e muitas vezes se encontrava no centro de suas vidas. Na África, a música era usada para marcar e celebrar quase todo evento na vida tribal, não importando quão insignificante fosse. Rotinas de trabalho, discussão comercial ou social, e também os principais eventos como nascimento, casamentos, a preparação para Guerra era sempre marcadas e pontuadas com cantos, dança, batidas de tambor.
na América, africanos de diversas religiões encontraram o Cristianismo. Porém, muitos escravos relutavam em se converter a uma religião que eles visualizavam como hipócrita, uma religião praticada por donos de escravos que promovia o amor e a Fraternidade, que contudo regularmente maltratava e abusava de outros seres humanos. Ainda, que fascinados com as histórias Bíblicas que podiam ser comparadas às suas próprias experiências. No final de 1700 esta fascinação começou a se refletir nos Spirituals que estavam começando a aparecer (testemunhalmente) em canções que começavam a refletir as tradições culturais africanas.
Como o grande número de afro americanos que se convertiam, o cristianismo africanizado se arraigou. E eles também evoluíram para expressar e consolidar a sua nova fé religiosa. Por causa do medo de retaliações de seus donos (que temia a associação entre a fé religiosa e os desejos por liberdade), as orações freqüentemente aconteciam em reuniões secretas, que muitas vezes eram marcadas com o cantar de Spirituals.

NEGRO SPIRITUALS. Amazing Grace - Tradicional
. Nobody Knows - Harry Burleigh (1866-1949)
. I'm Troubled In Mind - Rosamond Jonhson (1873–1954)4
. Wade In De Water - Harry Burleigh (1866-1949)5
. Go Down In The Lonesome Valley - Harry Burleigh (1866-1949)
. Dere's No Hidin' Place Down Dere - Lawrence Brown
. Roll Jordan, Roll - Rosamond Jonhson (1873–1954)
. Jacob's Ladder- Arr. Rosamond Johnson (1873–1954)
. Sinner, Please …- Rosamond Johnson (1873-1954)
. Crucifixion - Rosamond Johnson (1873–1954)
. Hard Trials - Harry Burleigh (1866-1949)
. Deep River - Harry Burleigh (1866-1949)
. Swing Low, Sweet Chariot-Harry Burleigh (1866-1949)
. A Witness - Rosamond Johnson (1873–1954)
. Sometimes I Feel ...- Harry Burleigh (1866-1949)
. Over Yonder - Hall Johnson (1888-1970)
. 'Roun' About de Montain - Roland Hayes (1887-1977)
. Go down Moses - Harry Burleigh (1866-1949)
. Balm In Gilead - Harry Burleigh (1866-1949)
. Live a-Humble - Roland hayes (1887-1977)
. Joshua Fit De Battle Ob Jerico - Lawrence Brown
. Didn't My Lord Deliver Daniel?- R. Johnson (1873–1954)
. You`re Tired, Chile - Roland Hayes (1887-1977)
. Were You There - Harry Burleigh (1866-1949)
. De Gospel Train - Harry Burleigh (1866-1949)
. Ev'ry Time I Feel The Spirit - Harry Burleigh (1866-1949)
. I Couldn' Hear Nobody Pray - Hall Johnson (1888-1970)
. Lift every voice and sing - Rosamond Johnson (1873–1954)
. I Want to be Ready - Harry Burleigh (1866-1949)
. We Shall Overcome (Hino dos Direitos Civis) Folksongs
. This Little Light Of Mine - Traditional


http://sites.google.com/site/juaresdemira/negro-spirituals/as-origens-dos-spirtuals

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