quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ALBERTO NEPOMUCENO


ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920) representa para a música brasileira o mesmo que Glinka para a música russa ou Grieg para a música norueguesa; escreveu pela primeira vez canções de arte em língua portuguesa a partir de textos de poetas brasileiros.

Como compositor, regente e pedagogo, tentou promover o desenvolvimento da vida musical brasileira com base na genuina identidade nacional, que a herança cultural ofereceu. Desde cedo, envolvido na campanha para a abolição da escravatura e dela participando ativamente, obteve com isto dificuldades e impedimentos para continuar seus estudos no exterior até 1886, quando conseguiu embarcar para a Europa.

A partir de 1890 prosseguiu seus estudos em Roma e mais tarde na Alemanha, com pensão governamental merecida após haver se apresentado para o concurso de composição do hino à proclamação da República.

Retornando ao Brasil, fixou residência no Rio de Janeiro. Foi nomeado diretor da Associação de Concertos Populares e, mais tarde, diretor do Instituto Nacional de Música (INM).

Em 1910 viajou novamente à Europa, desta vez comissionado pelo governo do país para realizar concertos de música brasileira na Bélgica, Suíça e França. Recolheu em suas viagens feitas pelo Brasil uma considerável coleção de cânticos populares, dando também início à campanha pela nacionalização definitiva da música erudita no Brasil e, com o apoio do barítono Carlos Alves de Carvalho, tentou introduzir o canto em português nos salões de concerto, utilizando seu famoso lema "não tem pátria o povo que não canta na sua língua".

Embora a obra de Nepomuceno não seja liberta da forte influência da estética romântica européia do século XIX, no que tange sobretudo a aspectos harmônicos e morfológicos (o que se justifica pelo gradativo processo do desenvolvimento da formação da consciência de identidade cultural), pode-se considerar a contribuição de sua obra para a evolução da música brasileira, através dos elementos que a ela foram incorporados, como renovadora e determinante dos novos caminhos percorridos pelos compositores brasileiros que o seguiram.
Fonte:http://www.musicabrasileira.net/compositores/nepomuceno.htm)

Alberto Nepomuceno: Improviso Op.72 No.2 (Impromptu) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário