quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ANTONIETTA RUDGE

Antonietta Rudge (São Paulo, 13 de junho de 1885 --- São Paulo, 1974) foi uma das grandes pianistas brasileiras de prestígio internacional.Foi casada com Charles Miller (que introduziu o futebol no Brasil), e mais tarde, se uniu ao poeta modernista Menotti Del Picchia.
Demonstrando interesse pelo estudo de piano com apenas quatro anos de idade, seus pais contrataram o professor francês Gabriel Giraudon para ministrar aulas para a precoce artista. Estreou publicamente aos sete anos no salão da Casa Levy na rua XV de Novembro.
Continuando suas apresentações de menina prodígio, apresentou-se no ano seguinte no Clube Internacional, aos nove anos no Clube Germânia, executando obras de Beethoven. Nessa ocasião já era aluna do professor Luigi Chiaffarelli, introdutor em São Paulo de uma escola de interpretação que haveria de revelar outros pianistas que encantariam o público brasileiro e de outros países do mundo ocidental.
Voltou ao palco aos dez anos, com recital no Clube Internacional, ocasião em que foi muito aplaudida por apresentar composições de dificílima execução. Repetiu o sucesso em 1896 no Salão Steinway ao executar, de cor, doze peças musicais acompanhada em outro piano por seu mestre Chiaffarelli.
Em 1905, quanto contava com apenas vinte anos, iniciou na Europa sua bem sucedida carreira internacional.

 
Antonietta Rudge playing Ravel -Jeux d´eau 


Wonderful. The greatest brazilian pianist of all times. Teacher of the legendary Guiomar Novaes.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário