quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

4) PSICOMOTRICIDADE

Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.
     A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
    Por indicação foi iniciado o trabalho de psicomotricidade : engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados.
    Estava agora com 3 anos e meio, por orientação da profissional  o colocamos numa Escola de Educação Infantil na classe Maternal, para sociabilizar-se com outras crianças, mesmo não falando uma só palavra.... a orientadora educacional o acolheu muito bem, pois já tinha um outro aluno com Paralisia Cerebral bem mais severa, e logo se tornaram amigos.... ninguém os entendia, mas eles se entendiam perfeitamente bem e eram bons amigos.Na escola as cantigas de roda e brincadeiras o estimularam bastante, o interessante que ele sempre gostou muito de música, não sei se pelo fato de ouvir o som do piano mesmo antes de nascer ... música clássica ou sacra  tocada ao piano o deixavam bem tranquilo e dormia profundamente...  dei muitas aulas de piano com ele ao lado no carrinho e não chorava ... 
Verificou-se nessa avaliação atraso motor dos membros inferiores, comprometimento do equilíbrio(motricidade global),disgrafia (motricidade fina) e continuava sem falar absolutamente nada aos 4 anos,e a indicação foi que fizessemos uma avaliação com fonoaudióloga.

IMPORTANTE:Dificuldade de sucção, tônus muscular diminuído, alterações da postura e atraso para firmar a cabeça, sorrir e rolar são sinais precoces que chamam a atenção para a necessidade de avaliações mais detalhadas e acompanhamento neurológico.

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