segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MÚSICA PARA PIANO

        No século XX o piano passou por vários melhoramentos, o número de notas foi aumentado, os martelos, que antes cobertos de couro, passaram a ser revestidos de feltro, e o cepo que era de madeira, passou a ser de metal, com maior resistência, portanto, à tensão exercida pelas cordas, agora mais longas e grossas. Tudo isso contribuindo para que a sonoridade do instrumento ficasse mais rica e cheia, aumentando suas possibilidades em termos de registro, volume e tonalidade. Assim, os compositores românticos passaram a explorar toda a extensão do teclado, escrevendo tessituras ricas e variadas que muito dependiam do pedal direito.
        Quase todos os compositores românticos compuseram música para piano, os mais importantes foram Schubert ( 1797-1828), Mendelssohn ( 1809 - 1847), Chopin (1810 - 1849), Schumann (1810 - 1856), Liszt ( 1811 - 1886) e Brahms ( 1833 - 1897).
        O compositor que mostrou maior compreensão do caráter e das possibilidades do piano foi Fréderic Chopin, pois tinha o dom de compor melodias de grande inspiração, que normalmente harmonizava de uma maneira incomum, uma melodia expressiva cantando pouco acima de um acompanhamento muito sóbrio, com o uso cuidadoso do pedal direito.


This is Valentina Igoshina playing Chopin's Fantasie Impromptu in C Sharp Minor, Op. 66.

Nenhum comentário:

Postar um comentário