terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

HOMENAGEANDO MAGDA TAGLIAFERRO



     Entre os dias 16 e 20 de novembro de 2011, em São Paulo, nove pianistas brasileiros apresentaram-se na Caixa Cultural para lembrar Magda Tagliaferro, um dos nomes mais importantes da história da música clássica do século XX, falecida há 25 anos (1893-1986). Com direção artística
de Fábio Caramuru, http://www.fabiocaramuru.com.br,
a série Concertos Magda Tagliaferro teve, além dos recitais, uma mesa redonda sobre a trajetória da artista. Todos os eventos tiveram entrada franca. A realização foi da Echo Promoções Artísticas, http://www.echobr.com

      Dos nove convidados, seis são ex-alunos da pianista: além de Fábio Caramuru - último brasileiro a estudar com Magda Tagliaferro como bolsista em Paris -, também estiveram no palco Flavio Varani, Gilberto Tinetti, Eva Gomyde, Analaura de Souza Pinto e Eudóxia de Barros.

      Além deles, a programação trouxe ainda três pianistas de expressiva representatividade na cena musical atual e que, cada um a seu estilo, dá continuidade ao legado da homenageada. São eles: Ronaldo Rolim, Karin Fernandes e Marco Antonio Bernardo.
      Para Caramuru, particularmente, por ter sido seu último aluno bolsista na França:"Essa série de concertos é uma forma de retribuir à Magda Tagliaferro tudo que ela nos proporcionou, prestar essa homenagem foi algo mais do que especial".  Os artistas tiveram autonomia para escolherem os programas dos recitais e também conseguiu-se vídeos raros de apresentações e entrevistas com Magda Tagliaferro - que foram exibidos a partir de 8 de novembro no hall da Caixa Cultural.

Concertos Magda Tagliaferro
De 16 a 20 de novembro de 2011
Local: Caixa Cultural - Praça da Sé, 111 - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário