sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

5) FONOAUDIÓLOGA



Desordens Associadas
O termo paralisia cerebral implica alterações do movimento, mas a presença de outros distúrbios deve ser investigada e o sucesso do tratamento depende da abordagem correta de todos os problemas associados.
Retardo Mental
A avaliação da função intelectual em crianças com certos tipos de envolvimento é difícil, porque a maioria dos testes normalmente aplicados para avaliar o desenvolvimento cognitivo requer respostas verbais e motoras, e um julgamento baseado apenas nas impressões iniciais pode levar a uma conclusão incorreta.
Muitas crianças com disartria grave, a princípio consideradas como intelectualmente deficientes, a partir do momento em que puderam se comunicar utilizando meios alternativos, foram reconhecidas como sendo muito mais capazes intelectualmente do que se supunha. De qualquer maneira, a alta incidência de alterações cognitivas em alguns tipos de PC é reconhecida. O retardo mental é mais comumente observado nas crianças com tetraplegia espástica.

     Na avaliação da fonoaudióloga, observou-se que havia muita dificuldade em deglutir,(sua roupa constantemente molhada), também era um respirador bucal.... iniciou-se então uma série de exercícios para melhorar sua hipotonia facial(1) e sua disartria grave(2). Essa hipotenia se evidenciava na alteração de produção vocal, no comprometimento da atividade funcional da mandíbula, tendo como consequência uma arcada dentária superior estreita e funda, com deglutição atípica. 
    Iniciados os exercícios com sessões 2 vezes por semana, e feitos em casa diariamente, finalmente veio o que aguardávamos...A PRIMEIRA PALAVRA!!
    É bom lembrar que o irmão já estava com quase 2 anos e já formulava frases, fazendo com que ele sentisse estimulado para se comunicar.... e nessa tentativa de comunicação veio a primeira palavra... talvez você esteja pensando...seria MAMA??? PAPA???
   Sinto muito dizer que você errou....ele disse:LAU!!!
   Esse é o apelido do irmão até hoje....e nada tem haver com seu nome....
   Foi o dia mais feliz!!!


"Em conseqüência do padrão muscular hipotônico (flácido) e da frouxidão dos ligamentos, todos os mecanismos de alavanca, que exigem um ponto fixo ao nível das articulações, para que os movimentos sejam realizados, funcionam aquém do esperado e desejado.
A força muscular resultante desse jogo funcional frouxo tende a ser débil, apesar do exagerado esforço despendido para sua produção. "(1)


A disartria é a má coordenação dos músculos da fala. É caracterizada por uma fala “pastosa” e flutuações incontroladas do volume. Um indivíduo com disartria também pode exagerar o movimento dos músculos dos lábios e maxilar ao falar.
Assim como na disartria vários tipos de distúrbio da coordenação podem ser decorrentes de uma lesão no cerebelo, que é a parte do cérebro mais responsável pela coordenação das seqüências dos movimentos e também controla o equilíbrio e a postura.(2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário