domingo, 5 de fevereiro de 2012

A PSICOMOTRICIDADE NA MÚSICA

       Os exercícios de psicomotricidade, movimento e acuidade auditiva, são extraídos de canções que as crianças já conhecem e são agora um pouco mais sofisticados. Fazem exercícios usando movimentos, batidas de mão e pés e instrumentos de percussão para acompanhar as canções. Utiliza-se também as "clavas", sejam batendo no chão ou uma contra a outra.
                                                       CLAVAS
  
    Enquanto cantam as canções, eles andam, saltam, correm, galopam, saltitam, balançam.
    Fazem marchas com ordens, mudanças de direção, imitando animais....
 
     Lembro-me que ao entrar em uma classe de crianças de 3 anos, começei cantando com eles uma canção antiga, de minha infância, percebi que eles não a conheciam....mas sorriam enquanto eu cantava, aprovando a cantiga......
    Era..."VAMOS PASSEAR NA FLORESTA, ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM....SEU LOBO É MUITO BONZINHO....SEU LOBO NÃO PEGA NINGUÉM...TÁ PRONTO SEU LOBO????"
    Evidente que entrei vestida de lobo....enquanto perguntavam se o "lobo" estava pronto.... o "lobo" respondia que "NÃO!!!" Então dizia que estava "tomando banho".....e utilizava os gestos de estar se ensaboando.....e a brincadeira continuava..... "escovando os dentes"......."penteando o cabelo".....etc....
   Finalmente o "LOBO" estava pronto....e a correria era grande, pois todos fugiam do "LOBO" naturalmente!!! Quem o "LOBO" pegasse, era o próximo "LOBO".
   Ao final da aula....todos rolavam com o "LOBO", abraçavam, riam.....simplesmente "amavam".
  Veja quantas coisas foram trabalhadas com essa canção...não é mesmo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário