domingo, 12 de fevereiro de 2012

FEMUP



FEMUP – FESTIVAL DE MÚSICA E POESIA DE PARANAVAÍ E CONCURSO LITERÁRIO DE CONTOS


       O FEMUP existe desde 1966. É um dos mais antigos Festivais do Brasil e talvez o único que reúne em três noites poesia, música, conto e declamação.

       Alunos do Curso de Oratória e Liderança, do Colégio Estadual de Paranavaí, liderados pelo professor Gomes da Silva, pensaram em fazer uma “noite de arte”, envolvendo declamação, poesia e música. Levaram a idéia ao professor. Ele gostou. Mas aconselhou o nome de “festival” – sugeria festa, alegria – E disse: “Vamos chamar de 1º FESTIVAL DE MÚSICA E POESIA, pois poderá continuar”.

       Em 1968, o 3º Festival de Música e Poesia de Paranavaí, ganhou um companheiro, o 1º Concurso Literário de Contos. Então o FEMUP passou a se chamar Festival de Música e Poesia de Paranavaí e Concurso Literário de Contos.

      Todos os anos a Fundação Cultural promove este evento que conta com a participação de artistas de várias partes do Brasil.

      O FEMUP não é da Prefeitura. Não é da Fundação Cultural. Não é de ninguém. O FEMUP é patrimônio histórico nacional. Sua importância na vida das pessoas, que de alguma forma dele participam, transcende a compreensão de nós, simples mortais.
                                  
      No ano de 2004, morando em Paranavaí, fui convidada a participar do juri do FEMUP, na sua
39ª Edição. Muitos talentos participaram de todos os cantos do país e do exterior, amantes das artes  seja  música ou  poesia. Evento fantástico que  no ano de 2012 terá a sua 47ª Edição.


    
    Todos os anos a Fundação Cultural promove o show "As Melhores do FEMUP Regional" que consiste na reapresentação das 15 músicas classificadas, no FEMUP, da Regional de Cultura da Amunpar, que compreende 28 municípios da região noroeste do Paraná.

    Logo após as apresentações é realizado um barzinho com MPB ao vivo, com a participação de músicos convidados.





                                       FEMUP - 39 ANOS SEMEANDO CULTURA

"O gênio é Deus quem nos dá, mas o talento é por nossa conta"

Gustave Elaubert (romancista francês)

O Festival de Música e Poesia, criado em 1966 pelos alunos do antigo Curso Clássico do Colégio Estadual de Paranavaí, enriquecido em 1969 com a introdução do Concurso de Contos, veio para ficar. A música era apenas ilustrativa nos intervalos, mas em 1973 integrou-se ao Festival para concorrer como categoria MPB.

Com a extinção do Curso Clássico, o Festival ficou sob a responsabilidade dos alunos do segundo grau e em 1987 passou a fazer parte das atividades da Fundação Cultural e do Colégio Estadual.

Graças a um grupo de professores e amantes das artes, tomou vulto Nacional recebendo trabalhos de todos os cantos do país e de brasileiros que transferiram residência para o exterior.

O FEMUP melhora a cada ano. Encanta a cada apresentação. Fascina a cada edição. Expande-se como os raios do sol por esse Brasil afora. Frutifica-se a cada gota de orvalho literário. Ilumina-se no compasso de cada canção. Celebra com cada novo artista que desponta no horizonte das letras.

São páginas pintadas com sangue. Sangue da alma dos artistas. O Festival “Zé Maria” de Declamação, incentiva declamadores a mostrar seus talentos e disputar uma vaga nas finalíssimas, mostrando suas habilidades interpretando os mais arrojados poetas.

O FEMUP é hoje motivo de orgulho para a cultura paranavaiense. Realizando-se no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, as apresentações são realmente fantásticas, emocionantes, com o teatro repleto, fazendo vibrar a alegria nas paredes.

Nossos aplausos à Equipe Organizadora do Festival, às Comissões julgadoras, aos patrocinadores e especialmente aos artistas, compositores e escritores.

Faço minhas as palavras do físico alemão Albert Einstein: "A coisa mais bela que o homem experimentou é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e de toda arte"                                            
                                                                   

                             Cleuza Cyrino Penha (39º FEMUP- 2004)
                                                                                         

(Fonte: http://www.novacultura.com.br/v08/index.php/textos)






Nenhum comentário:

Postar um comentário