segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MÚSICA ELISABETANA PARA TECLADO

     Em muitos lares elisabetanos, além de flautas, alaúdes e violas, havia também um instrumento de teclado como um pequeno órgão, ou um clavicórdio, cujas cordas eram batidas por diminutas cunhas de metal (tangentes), ou um virginal o mais popular dos instrumentos de teclado. Este, era na verdade, uma forma simplificada do cravo, pois, para cada nota, tinha uma só corda que corria paralelamente ao teclado.
     A maioria dos compositores elisabetanos escreveu peças para virginal.Descobriram um bom estilo para teclado, bem condizente com o instrumento: acordes espaçados, ornamentos cintilantes, muitas escalas corridas e passagens virtuosísticas. Das muitas coleções de peças para virginal, as mais conhecidas são Parthenia - "a primeira música jamais impressa para virginal"- que compreende 21 composições de Byrd (1543-1623), Bull (1563-1628) e Gibbons (1583-1625), The Fitzwilliam Virginal Book, com quase 300 peças de muitos compositores elisabetanos.



A famous piece by William Byrd this time. Could be played perhaps a bit more lively, but not on this virginal however.
The new bone keys are working much better, but still you have to play carefully on this instrument.
I will try to add some more weight to the keys, I think.

My Hard disk probably suffered from my productivity and broke down. Fortunately I still can use it very slowly to make some backups.
I had this video in store.

LA VOLTA: http://en.wikipedia.org/wiki/Lavolta

ernst stolz

Nenhum comentário:

Postar um comentário