sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SERIALISMO OU DODECAFONISMO

       Alban Berg ( 1885 - 1935 ), compositor suíço, discípulo de Arnold Schoenberg (1874 - 1951 ) também suíço, adotou o serialismo de maneira bem diferente, foi mais livre em suas abordagens usando as notas seriais fora da ordem e trazendo material que lhe parecesse necessário ao efeito que desejava criar. Sendo capaz de ordenar as notas de uma série de modo a deixar implícitos acordes reconhecíveis do sistema tonal maior-menor.
       A série a qual baseou seu elegíaco Concerto para Violino começa com uma cadeia de terças ascendentes que esboça quatro tríades entrelaçadas ( sol menor, ré maior, lá menor e mi maior), terminando com quatro notas da escala de tons inteiros. esse concerto foi escrito como um réquiem em memória de uma jovem conhecida sua, morta de paralisia infantil. No último movimento, Berg introduz um coral de Bach (Es ist genug[Basta]), que começa com quatro tons inteiros. Berg constrói sua música atonal em torno de um coral, de forma comovedora e plenamente convincente.
      O modo como mistura técnicas seriais com harmonias próprias do sistema tonal talvez seja a principal razão por que muitos ouvintes acham sua música mais acessível do que as de seu mestre Schoenberg.(Fonte:Roy Bennet/Jorge Zahar)

      Ouça a peça a seguir e descubra qual dos componentes musicais - melodia, ritmo, harmonia e timbre - se atribuiu maior importância, bem como o tipo de tessitura usado.
Alban Berg: Concerto per violino e orchestra "Alla memoria di un angelo"



28/10/2011
Alban Berg (1885-1935) : Violinkonzert ''dem Andeken eines Engels'' (1935)
1) Andante-Allegretto 2) Allegro-Adagio
Ivry Gitlis, violino ; WDR Orchestra Sinfonica di Colonia, direttore Hans Vonk (1992)

J.S. Bach: Es ist genug 


08/01/2012
The Chorale ("It is enough") from BWV 60 ("O Ewigkeit, du Donnerwort", 1723) is known to be quoted by Alban Berg in the second part of his Violin Concerto (Dem Andenken eines Engels, 1935). This is a familiar fact, but not so often is this chorale actually heard. Berg used it because Bach here opens with the full chromatic scale, in a context of death and requièm clearly. The first four notes are identical to the last four, and Berg used these same notes in the opening of the first part of the violin concerto.

Karl Richter conducts the Munich Bach Choir and Orchestra.

"I used to say that Bach was the first composer with twelve tones" (Arnold Schoenberg)

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