quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

EVA GOMYDE

Eva Barreto Gomyde Batista
* 15/03/1949 São José do Rio Preto, SP, Brasil.
Instrumentista, arranjadora, compositora.   

    
Eva Gomyde nasceu em uma família musical. Seu avô paterno, chefe de banda no interior, tocava vários instrumentos. Seu pai, piano, violão e sanfona. Sua mãe e suas três irmãs tocam piano. "Lembro-me que, em ocasiões como festas ou aniversários, tocávamos, minhas irmãs e eu, a quatro e a seis mãos. A música sempre esteve presente em minha casa, tocada, cantada ou dançada."
O primeiro contato de Eva Gomyde com a música foi na primeira infância: aos três anos de idade, ao ver passar uma procissão, correu para o piano e começou a tocar com as duas mãos a música que ouvia.
Eva começou a estudar aos sete anos, no interior. Quando mudou-se para São Paulo, estudou piano clássico na Escola Magda Tagliaferro. Foi aluna de piano popular de Amilton Godoy e, também, de Nelson Ayres, Cyro Pereira e Osvaldo Lacerda. Fez, ainda, um curso de verão na Manhattan School de Nova York.
Dos métodos que utilizava, a pianista recorda-se dos de Beringer, Czerny e dos exercícios da Escola Magda Tagliaferro, além do livro "Armonía del Siglo XX", de Vincent Persichetti (Ed. Real Musical).
De tudo o que aprendeu, o que ficou de mais útil para a pianista foi a técnica desenvolvida, que a auxilia até hoje quando quer tocar com desenvoltura algum arranjo mais difícil. O aprendizado mais agradável para Eva Gomyde foi o toque, a "pegada" que permite variações de sonoridade e de ambiência.
A figura decisiva em sua formação musical foi Amilton Godoy, por ter lhe ensinado toda a harmonia moderna jazzística e, efetivamente, a ouvir as gravações mais importantes. Ainda que tenha tido grandes professores, Eva Gomyde aprendeu ouvindo e observando, procurando não se restringir a um só estilo e a percorrer seu próprio caminho musical. Além de Amilton, as figuras musicais mais importantes em sua formação foram Bill Evans, Oscar Peterson, Chick Corea e Cesar Camargo Mariano, de quem extraiu lições sobre fraseado, dinâmica e improvisação.
http://musicosdobrasil.com.br/eva-gomyde


Batuca Duo - Eva Gomyde & Carlos Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário