terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CORAIS ALEMÃES

 A tradição de se compor hinos para serem cantados pela congregação, teve início na Alemanha  do século XVI, em que a igreja protestante liderada por Martinho Lutero, procurava conduzir as pessoas num contato mais direto com Deus. Iniciou o desenvolvimento de hinos para serem cantados pela congregação na língua alemã  no lugar de corais cantados em latim, onde a maioria do povo não entendia.
Essa músicas podiam ser recentemente compostas, como adaptações até mesmo de canções populares e catochãos. Esses hinos são chamados corais, sendo um dos mais conhecidos e cantados até os dias de hoje de autoria do próprio Lutero, intitulado Nosso Deus ainda é uma cidadela segura (Castelo Forte).


 Hino Castelo Forte ( Coral e Orquestra- Igreja de Confissão Luterana)



Letra e Música - Martinho Lutero (1483-1546)
“O melhor cântico, do maior homem, no mais importante período da história germânica”, é a opinião de James Moffat. Este “Cântico de Batalha da Reforma” foi primeiramente publicado em “Geisleche Lieder” em 1529. Foi traduzido umas oitenta vezes, em pelo menos cinqüenta línguas. Foi provavelmente escrito por ocasião da Dieta de Spira, em 1529, quando o partido Evangélico fez seu protesto em 19 de abril, pelo qual, “em assuntos relacionados com a honra de Deus e a Salvação de nossas almas, cada homem deverá estar só diante de Deus e dar contas de si mesmo.”

O Dr. John Julian diz a respeito dos cânticos de Lutero; “Seus cânticos se caracterizam pela simplicidade, força e popular tom religioso. Eles transpiram audácia, confiança, espírito alegre provindo de uma fé que justifica, a qual é o vivo coração de sua teologia e piedade. Ele possuía a extraordinária faculdade de expressar em uma linguagem clara, pensamentos profundos. Neste dom ele não é superado por qualquer escritor não inspirado e nisto esta o segredo do seu poder”. (Dictionary of Hymnology, Julian, pág. 414).

Martinho Lutero deu ao povo alemão a Bíblia em sua própria língua , o Catecismo e o Hinário, a fim de que Deus pudesse falar-lhes diretamente através de Sua Palavra, e eles pudessem falar a Deus através dos cânticos religiosos, os quais tem sido um dos proeminentes característicos da Igreja Protestante.

Lutero cria na música e no seu lugar no culto divino. “Estou fortemente persuadido”, escreveu ele, “de que depois da Teologia, a música é a única arte capaz de dar paz e alegria ao coração, como aquela produzida pelo estudo da ciência da divindade”.

Trinta e sete cânticos e um bom número de melodias lhe são creditadas. Este é provavelmente o maior de todos os corais e tanto a letra quanto a música são obra do próprio Lutero. Pode ser tomado como o símbolo da Reforma.

Fonte: Histórias de Hinos e Autores - CMA - Conservatório Musical Adventista

Nenhum comentário:

Postar um comentário