quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CORAL INFANTIL - DINÂMICA

     Quando falamos da Teoria das " Inteligências Múltiplas"de Howard Gardner(1982), sabemos que em sua hipótese científica existem 8 tipos de inteligências,sendo uma delas a inteligência musical que tem um papel de destaque em seu minucioso estudo.Segundo o autor, a música tem o poder de desenvolver simultaneamente os dois hemisférios cerebrais, atuando em aspectos ligados à área cognitiva, bem como a capacidade imaginativa e fantasiosa do ser humano.
      Recentes estudos mostram que a música tem ação decisiva na redução dos níveis de hormônio do estresse no orgnismo, regiões específicas do cérebro são atingidas bloqueando o cortisol - hormônio do estresse- impedindo sua circulação pelo organismo.
      É possível ensinar e sensibilizar  a criança a apreciar o belo, a ouvir, a pensar e analisar, respeitar o próximo, se representar num meio social, a reconhecer as várias possibilidades de produzir sons, fazê-la curiosa para explorar o universo sonoro que a envolve, tendo um ganho extraordinário em seu  desenvolvimento global. Não podemos esquecer que  afetividade é o que move os processos de ensino e aprendizagem, segundo Piaget e Gainza, mas o trabalho precisa ser muito bem estruturado para que alcance os objetivos.
    A dinâmica dos ensaios de coral infantil segue determinados passos fundamentais:
1)Planejamento- repertório, instrumentos, programações, tempo e local de ensaio.
2) Aquecimento Corporal - trabalhando as partes do corpo de forma lúdica.
3) Respiração- inspiração e expiração
4) Aquecimento Vocal - Vocalizes
5) Repertório - Temas convenientes à idade do grupo.
6) Regência - pronúncia, afinação, cortes.
7) Perfil do Professor- disposto, alegre, criativo, firme com a disciplina.

"O processo de educação musical favorece o domínio corporal e intelectual, contribui para um melhor equilibrio psicológico, uma capacidade de expressão satisfatória, além de uma relação consideravelmente enriquecedora com o grupo e uma assimilação ampla e flexível das significações constitutivas do meio ambiente" (Elvira Drummond)

 
Autora do trecho do texto(em laranja) : Súzan Vargas Mascarenhas
 
OBS: O texto acima estava sem autor, por eu desconhecer a autoria, a qual hoje foi revelada, pertencente à Suzan Vargas Mascarenhas. Gostaria de esclarecer que jamais me apropriaria de algo que não me pertença, os demais trabalhos aqui apresentados no blog, apresentam as fontes e seus autores.

Um comentário: